Três lojas online que enviam sementes pelo correio

(Fotografia: Sementes Vivas)
A primavera que se anuncia é uma boa altura para fazer sementeiras, nem que seja na varanda. Estas lojas online têm grande diversidade de sementes, inclusive, autóctones e silvestres. Dependendo do valor da encomenda, há ofertas ou envios gratuitos.

GROWIT

A Growit nasceu há seis anos, em Oliveira do Hospital, já com loja online, conta Aäron Vansant, de ascendência belga. Mas a história desta empresa familiar tem raízes na vinda do pai dele para Portugal, em 1986, para fazer agricultura biológica. Entre sementes convencionais e biológicas, há centenas de variedades à escolha, conta Aäron, que nota uma maior procura neste segundo confinamento: “As pessoas estão a comprar online e a semear mais, porque têm tempo livre”.

Acresce que esta é uma boa altura para lançar sementes à terra, nem que seja em varandas, marquises e outros pequenos espaços. Daí a tendência para comprar ervas aromáticas, alfaces ou tomates. A Growit também vende, entre outros produtos, adubos biológicos e packs de sementes a preços mais convidativos, na parte de outlet. E aceita encomendas de espargos, brancos e verdes, que produz em modo biológico.

 

SEMENTES VIVAS

A quinta do projeto Sementes Vivas. (Fotografia: DR)

Hortícolas, flores, ervas aromáticas e adubos verdes integram a oferta da Sementes Vivas, uma empresa certificada em modo de produção biológico e em agricultura biodinâmica, que vende para Portugal e Espanha, ou não estivesse em Idanha-a-Nova, perto do território espanhol. Todas as sementes são biológicas, e muitas variedades biodinâmicas, explica a responsável de vendas e marketing, Tânia Pinto, lembrando também a aposta na recuperação de algumas variedades tradicionais.

A firma surgiu em 2015, empenhada em potenciar a agricultura biológica no mercado ibérico e em revitalizar o interior do país, prossegue a mesma fonte, que deteta um claro interesse dos consumidores por ervas aromáticas, flores e hortícolas pequenos e/ou diferentes, como o bróculo roxo, a cenoura roxa ou o tomate coração de boi preto.

 

SEMENTES DE PORTUGAL

(Fotografia: DR)

“Qualquer um de nós pode germinar as sementes das suas espécies preferidas”, lê-se no site da Sementes de Portugal, empresa especializada na flora autóctone e espontânea, com morada nas Caldas da Rainha. O foco está nas “espécies silvestres com interesse ornamental, sobretudo, embora algumas também tenham interesse comestível e até medicinal”, conta o responsável, João Gomes.

“Muitas vezes, as pessoas tentam arrancar plantas dos campos e transplantá-las para os jardins, sem resultados; a melhor maneira de ter essas espécies é germiná-las e fazê-las crescer”, explica João. É o caso das pascoinhas, um arbusto que começa a estar em floração nas zonas Centro, de Lisboa e Setúbal, colorindo a paisagem de amarelo. Na loja online há sementes desta e de outras espécies portuguesas, desde flores e arbustos até plantas aromáticas, e ainda kits de germinação e acessórios.

As pascoinhas podem ser semeadas no jardim, mas não prosperam se forem arrancadas dos campos.
(Fotografia: Sementes de Portugal/DR)

Troca e doação
Nas redes sociais e fora delas há grupos e encontros de troca de sementes. Por exemplo, o site Reforma Agrária, com loja online, tem uma secção dedicada à troca e à doação de sementes.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend