Três experiências para celebrar o Dia do Piquenique

O Hotel Quinta das Lágrimas, em Coimbra, leva cestos recheados aos jardins. (Fotografia: Maria João Gala/Global Imagens)
Petiscos, ar livre e belas paisagens. Uma conjugação vencedora, para saborear nestes três programas, a propósito do Dia Internacional do Piquenique, que se assinala na próxima sexta-feira, dia 18.

Junho convida a fazer piqueniques, que podem ser improvisados na hora, cuidadosamente preparados ou até encomendados a terceiros – há quem trate de tudo, dos petiscos e bebidas à decoração. Não faltam bons locais para pôr a mesa em ambiente natural, e vale a pena lembrar algumas dicas para que a experiência seja a melhor possível. Melhor ainda é juntar-lhe uma escapadela. Eis algumas sugestões:

#1 Quinta de S. Luiz, Tabuaço

Sabores tradicionais e vinhos numa quinta do Douro

É na Quinta de S. Luiz, em Adorigo, freguesia do concelho de Tabuaço, que nascem os vinhos da mais antiga casa de vinho do Porto: a Kopke, fundada em 1638, ainda antes de a região ser oficialmente demarcada. A propriedade do grupo Sogevinus, que também detém outras marcas, como Cálem, Burmester, Barros ou Quinta da Boavista, reabriu aos visitantes em maio, com uma nova proposta: fazer um piquenique com vista para o Douro, combinando os vinhos da casa com sabores regionais.

A refeição inclui uma garrafa de DOC Douro Kopke, tinto ou branco, e um cesto com vários petiscos, como sanduíches de salpicão e espinafres, empadas de bacalhau, queijo de cabra curado, pão e azeitonas, doces tradicionais. O piquenique, para duas pessoas, custa 62 euros (marcação por e-mail: [email protected]). Quem visitar a quinta pode conhecer o processo de produção dos vinhos e outros pontos de interesse, como a Casa do Alambique, a vinha da Romilã, os antigos lagares, a capela de Santa Quitéria ou a Adega Boutique.

(Fotografia: DR)


#2 Quinta das Lágrimas, Coimbra

Petiscos de chef com os amores de Pedro e Inês em fundo

O Hotel Quinta das Lágrimas reabriu no início de maio, com descontos nas estadias (20% sobre a tarifa especial online, de domingo a quinta-feira, até 15 de julho) e experiências novas. Uma delas passa por fazer um piquenique nos jardins associados aos amores de Pedro e Inês. Os clientes decidem onde estender a toalha aos quadradinhos, com direito a almofadas e flores. Mas o anfiteatro Colina de Camões, a dois passos da Fonte das Lágrimas e com sombras, constitui um cenário ideal.

Há dois menus disponíveis. O mais completo custa 35 euros por cesto e engloba presunto e queijos, prego em bolo do caco, salada de salmão marinado em beterraba e dois tipos de pão-de-ló, entre outras sugestões do chef Vítor Dias, a combinar com espumante, sumo e água. Para gozar esta experiência, não é necessário estar hospedado no hotel, basta agendar (por e-mail: [email protected]).


#3 Vilalara Thalassa Resort, Lagoa

Pitéus e vinho branco num cinco estrelas à beira-mar

Quiche de cogumelo e espargo, rolo de lagosta, rissóis de amêijoa, empadas de borrego e cheddar, manteiga de amendoim e compota e pastéis de nata integram o novo menu de piquenique do Vilalara Thalassa Resort. Tudo complementado com águas, refrigerantes e vinho branco, a saborear nos espaços exteriores daquele resort de cinco estrelas.

O Vilalara Thalassa Resort conta com um centro de talassoterapia, 11 hectares de jardins à beira-mar, quatro piscinas de água salgada e uma de água doce e acesso direto à praia. Também o restaurante B&G tem carta recém-estreada, assinada pelo chef Pedro Sequeira. O menu de piquenique, pensado para dois, custa 80 euros.

(Fotografia: DR)

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

 




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend