Treinos online para exercitar em família

(Fotografia: DR)
O confinamento regressou e, com ele, o encerramento dos ginásios, que não deve ser uma desculpa para o sedentarismo. Na Internet há opções gratuitas para toda a família, com diferentes níveis de intensidade e direcionadas para vários tipos de objetivos: mobilidade, força, equilíbrio e até relaxamento.

CRIANÇAS

Gym for Kids – Ginástica Infantil

Robson Furlan faz “exercícios divertidos, desafiadores e adequados para crianças a partir de 3 anos”, desde o início da pandemia. Os vídeos “5 atividades com formas geométricas”, onde cada forma corresponde a uma posição, e “trilha na floresta”, em que é simulado um passeio, com certos obstáculos, são dos mais originais do professor de ginástica infantil. Navegando pelo canal descobrem-se mais 40 gravações, dos 3 ao 30 minutos de duração, focados em alongamentos, na melhoria do equilíbrio ou da coordenação, sobre consciência corporal, ou recorrendo ao uso de garrafas de plástico, uma bola ou até a uma simples folha de papel.

Web: www.youtube.com/theBodyCoachTV

The Body Coach TV

O treinador britânico Joe Wicks reúne no seu canal de Youtube diversos vídeos de treinos. Na lista de reprodução Kids Workouts to do at Home encontram-se treinos simples, de 5 a 15 minutos, com saltos, agachamentos, flexões e skipping. Wicks tem ainda a série “P.E With Joe” (“Educação Física com Joe”), iniciada no início do primeiro confinamento, onde orienta quem o vê durante meia hora de exercícios, em direto, às segundas, quartas e sexta, às 9h.

Web: www.youtube.com/furlanz1

ADULTOS

Carolina Now

Pilates, treino intervalado de alta intensidade, treino localizado de pernas e core, e total condicionamento com halteres e toalha são alguns dos treinos de Carolina Vieira, apresentados no canal de YouTube. Há exercícios para quem quer melhorar a força, aumentar a mobilidade ou tonificar uma parte do corpo específica, em vídeos que podem ir até uma hora, com halteres, banda elástica, bola suíça ou sem qualquer equipamento.

Web: www.youtube.com/CarolinaNow

HUThome (plataforma)

Lançada pela cadeia Fitness Hut, no ano passado, a HUThome é uma plataforma que agrega treinos, orientados pelos instrutores dos ginásios da marca. Depois de feita a inscrição, gratuita, basta escolher uma das modalidades, a intensidade, e começar a treinar. E há muito por onde escolher, seja a dançar numa aula de zumba, a reconectar com uma sessão de ioga ou a trabalhar a resistência com cross moves ou core. Os que preferem aula em direto, também as encontram. Basta procurar a secção Aulas em Direto, ver o que está agendado e participar via Zoom.

Web: fitnesshut.pt/hut-home

SENIORES

Aurélio Alfieri

O personal trainer brasileiro apresenta no seu canal diversos tipos de exercícios para pessoas na terceira idade, explicando com calma como devem ser executados e dando alternativas, se necessário. Alfieri dividiu os exercícios em três níveis de dificuldade: o 1 destina-se a exercícios para fazer deitado ou sentado; o 2 refere-se a exercícios em pé com apoio de cadeira, e o 3 diz respeito a exercícios fáceis sem apoio. Alguns visam aliviar dores – nas costas, nos joelhos, nos ombros ou nos pulsos -, outros foram pensados para melhorar a mobilidade e o equilíbrio, e há ainda um conjunto deles para ajudar a emagrecer, sempre com movimentos suaves e a um ritmo pausado.

Web: www.youtube.com/aurelioalfieri

Ginásio Clube Português

Aulas para seniores é o nome da lista de reprodução que o Ginásio Clube Português sugere para os seus sócios (e não sócios) com mais de 55 anos. Ao todo, encontram-se 26 vídeos de fitness e de total condicionamento, alguns dos quais destinados a pessoas com mobilidade reduzida, pensados para aumentar a consciência corporal, a força, a resistência e a coordenação. Há treinos de 30 e de 20 minutos, de intensidade baixa, que incluem treinos simples com marcha, agachamentos, exercícios para braços, costas e pernas.

Web: YouTube – Ginásio Clube Português

MAIS TREINOS
Várias cadeias de ginásios têm vídeos gratuitos de aulas completas, disponíveis em plataformas como YouTube, Facebook ou Instagram. É o caso da Go Fit (Instagram), Spald Ginásios (Instagram), Go Gym (Instagram), Holmes Place (YouTube) e Solinca (YouTube).




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend