Torres Vedras: um roteiro de poetas junto à praia

O Passeio dos Poetas, em Santa Cruz, é uma exposição permanente e acessível a todos. Fotografia: Reinaldo Rodrigues/Global Imagens
A vila de Santa Cruz, no concelho de Torres Vedras, é conhecida pelos extensos areais e pelas ondas favoráveis à prática de desportos náuticos. Ora, junto à praia há também um caminho a percorrer em jeito de roteiro, e sem pagar por isso: o Passeio dos Poetas.

Os escritores Antero de Quental, João de Barros e Kazuo Dan inspiraram-se em Santa Cruz para criar, e foi para os homenagear que o município de Torres Vedras criou o Passeio dos Poetas, uma exposição permanente que procura dar a conhecer alguns poemas inspirados naquele cenário. À poesia junta-se história e natureza, num atividade gratuita, que pode ser complementada com outras em volta: além de praia, há piscinas, um aeródromo com voos turísticos e um fosso olímpico de tiro.

Fotografia: DR

Voltando ao Passeio dos Poetas: trata-se de uma espécie de roteiro, realizado de uma forma muito livre, que reúne vários pontos de interesse. Um deles é a Casa Antero de Quental, no sítio onde esteve, até 1989, a habitação que aquele escritor partilhou com o amigo Jayme Batalha Reis, no verão de 1870; outro é o Alto da Vela, miradouro natural escolhido pela dupla para as suas longas caminhadas, e que, um século depois, foi eleito pelo poeta Kazuo Dan como espaço de contemplação.

Antero de Quental é um dos poetas homenageados.
Fotografia: DR

Monumento a João de Barros.
Fotografia: DR

Há também a Pensão Mar Lindo, onde João de Barros passava férias com a mulher Raquel Teixeira de Queirós; e a Azenha de Santa Cruz, de finais do século XV, que agora acolhe um centro interpretativo que narra a sua história, da moagem do cereal ao fabrico do pão. Esses e outros lugares podem ser o ponto de partida para a descoberta.

A Praia Azul, em Santa Cruz.
Fotografia: Reinaldo Rodrigues/Global Imagens

 




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend