Torre dos Clérigos celebra o Natal com uma vasta programação cultural

É com o espetáculo Spiritus Natalis ,dia 28 de novembro, que arranca a programação de Natal da Torre dos Clérigos (Fotografia: DR)
É com uma programação cultural diversificada, sob o mote Todos na Torre, que a Irmandade dos Clérigos celebra o Natal no Porto. Música no Varandim, concertos de carrilhão ou as visitas Clérigos by Night fazem parte do programa.

A programação de Natal da Torre dos Clérigos arranca já dia 28 de novembro (às 21 horas) com o espetáculo Spiritus Natalis, um ciclo de seis concertos imersivos, criado em parceria com o ateliê criativo OCUBO e que poderá ser visto até dia 2 de janeiro.

No dia 30 de novembro, às 18.30 horas, o Ensemble de Sopros Mistos da Banda Sinfónica Portuguesa apresenta um concerto gratuito com um repertório de Natal. E no dia seguinte, entre as 10 e as 12 horas, o historiador Joel Cleto guia o público num percurso entre a Praça Guilherme Fernandes, a Rua de Ceuta, a Avenida dos Aliados (memória da capela dos Três Reis Magos), a Rua dos Clérigos (alusão à antiga calçada da Natividade), terminando a visita na Igreja dos Clérigos para a inauguração oficial e histórica do Presépio dos Clérigos. A visita inclui paragem para um café e uma rabanada. A inscrição tem um custo de 15 euros.

Todos os sábados, às 15 horas, realizam-se concertos integrados no ciclo Música no Varandim, no exterior da Torre dos Clérigos. Arranca com ópera, no dia 7 de dezembro, com o tenor Manuel Soares e a mezzo-soprano Maria João Gomes. Dia 14, as melodias de Natal são apresentadas por um Quinteto de Metais. A programação prossegue nos dias 21 e 28 de dezembro por um Quarteto Vocal, acompanhado pelo carrilhão da Torre dos Clérigos.

No dia 14 de dezembro, entre as 10 e as 11.30 horas, os mais novos podem assistir à Hora do Conto, em que será lido “O Pai Natal Desapareceu”. Segue-se uma oficina de Natal, onde se vão criar orelhas de cartolina e narizes de rena. Esta atividade, que inclui visita à Torre para a criança e um adulto que a acompanha, custa 15 euros. E quem quiser subir à Torre já de noite, pode fazê-lo entre as 19 e as 22 horas, de 20 de setembro a 5 de janeiro.

Nos dias 27 (às 11 e às 16 horas) e 28 de dezembro (às 11 e às 15 horas), o carrilhonista oficial do Palácio Nacional de Mafra, Abel Chaves, toma conta do carrilhão dos Clérigos para interpretar melodias natalícias.
Os bilhetes para as várias iniciativas já estão disponíveis e podem ser adquiridos em torredosclerigos.pt/bilheteira, ou na bilheteira local.



Ler mais







Send this to friend