Publicidade Continue a leitura a seguir

Titan abre-se ao público no Dia do Porto de Leixões

Nos dias 9 e 10 de outubro celebra-se o Dia do Porto de Leixões. (Fotografia: André Rolo/Global Imagens)

Publicidade Continue a leitura a seguir

O Titan, o gigante guindaste em ferro, único no mundo, que tinha a capacidade de levantamento de 50 toneladas de pedra, e que permitiu a construção daquele que é um dos maiores portos da Península Ibérica vai estar, pela primeira vez, aberto a visitas, em mais uma edição do Dia do Porto de Leixões, em Matosinhos.

A iniciativa acontece nos dias 9 e 10 de outubro, com visitas guiadas e gratuitas ao Terminal de Cruzeiros e ao Titan, realizadas por ordem de chegada, não havendo lugar a marcações ou pré-reservas. A distribuição das senhas de acesso para as visitas guiadas será feita junto da Portaria do Molhe Sul – Matosinhos, de hora em hora.

No sábado, 9 de outubro, as visitas realizam-se das 14h às 19h, e no domingo, 10 de outubro, das 10h às 17h. As visitas ao Titan serão organizadas em grupos com limite de 15 pessoas, em intervalos de 30 minutos, e ao Terminal haverá visitas livres ou em grupo, guiadas, com limite de 40 pessoas, em intervalos de 60 minutos.

No Terminal de Cruzeiros estarão patentes várias exposições fotográficas e filmes, que contarão a história da reconstrução do histórico guindaste do molhe sul, que foi possível graças ao Projeto “Titan – O Renascer”, coordenado, cientificamente, pelo historiador Joel Cleto e executado pela empresa Macwide.