The Yeatman sopra 10 velas com novo livro e confiança para 2021

The Yeatman sopra 10 velas com novo livro e olhos postos num "futuro positivo"
The Yeatman, em Gaia.
Com receitas e combinações de pratos e vinhos, "A Primeira Década" é o livro que assinala os 10 anos do The Yeatman Hotel, cinco estrelas de Gaia com duas estrelas Michelin na cozinha. O CEO do grupo Fladgate faz um balanço sorridente e olha para 2021 com confiança.

A celebrar os primeiros dez anos de portas abertas, num dos anos mais difíceis para a hotelaria e a restauração, o The Yeatman Hotel sopra dez velas com otimismo e confiança no ano que aí vem. “Estou convencido de que, assim que economia voltar, as pessoas vão voltar a viajar. Acho que temos um futuro muito positivo”, explica Adrian Bridge, diretor do grupo Fladgate Partnership, detentor do hotel vínico cinco estrelas, situado no centro histórico de Vila Nova de Gaia, tendo esperança de uma retoma turística já na Páscoa.

O balanço desta primeira década não poderia ser mais positivo. “O impacto mais importante que o Yeatman teve foi o ter dado a confiança aos habitantes da nossa cidade e região de que este destino é uma joia, que pode ser celebrada e partilhada com o mundo”, afirmou Bridge, durante o almoço que assinalou o décimo aniversário. “Este hotel tem servido de catalisador para estimular o mercado de lazer de Gaia e Porto”, acrescentou o responsável do grupo, que detém ainda as caves de vinho do Porto Taylor’s, Fonseca, Krohn e Croft, os hotéis cinco estrelas Infante Sagres, no Porto, e Vintage House Hotel, no Pinhão, no Douro vinhateiro.

Os primeiros dez anos passaram, mas a génese do The Yeatman mantém-se a mesma, confessa Adrian Bridge: “A nossa ambição sempre foi a de apresentar os melhores vinhos portugueses, a melhor comida, com a melhor vista panorâmica”. Para ajudar a perceber melhor a história e os momentos-chave destes últimos dez anos, o hotel vínico de gaia lança agora um livro “A Primeira Década”, com edição própria e à venda no site oficial.

O cinco estrelas de Gaia celebra dez anos.

O livro comemorativo tem receitas e combinações de pratos do chef Ricardo Costa com diferentes tipos de vinhos.

O terraço do Yeatman, com vista para a Ribeira do Porto e o seu centro histórico.

Ao longo de quase 400 páginas, sugerem-se ainda 100 combinações de comida com diferentes tipos de vinho, dos fortificados aos rosé, espumantes, brancos e tintos, dos mais leves e secos aos mais encorpados, num pairing organizado em conjunto com o chef Ricardo Costa, que trouxe duas estrelas Michelin ao Yeatman, e Beatriz Machado, diretora de vinhos do hotel. O livro conta ainda com um leque de receitas que marcaram o restaurante gastronómico do Yeatman na última década, com passo-a-passo para se replicar em casa, com propostas como pastéis de bacalhau e queijo da Serra; lavagante com molho de Bloody Mary, tupinambo e molejas; sopa de caranguejo; lampreia; o leitão com batata, alface e ajo blanco; rabanadas; tripas de chocolate; tarte de maracujá, merengada e lima.

O The Yeatman Hotel, que reabriu no início do verão, tem agora um total de 109 quartos, depois da extensão de que foi alvo há dois anos. O restaurante detentor de duas estrelas Michelin está aberto e organizam-se também os já conhecidos jantares vínicos, sempre com a presença de um produtor parceiro do Yeatman, às quintas-feiras. Entre os próximos projetos do grupo Fladgate está a criação de um centro de visitas dedicado ao vinho do Porto, no Palacete Chafariz Del Rei, em Lisboa, no bairro de Alfama, onde o grupo já tem uma loja da Taylor’s com provas; e dois novos museus, que abrem ao público já em dezembro: um dedicado aos vitrais, na Baixa do Porto, e outro focado na moda e indústria têxtil, para incluir no complexo World Of Wine, que a Fladgate lançou este verão em Gaia.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend