Temos de voltar: passeios com História nas ruínas romanas de Miróbriga

Temos que voltar: passeios com História nas ruínas romanas de Miróbriga
Miróbriga. (Foto: Leonardo Negrão/GI)
Tornou-se no primeiro sítio arqueológico do Alentejo a ser classificado Monumento Nacional e recebia 10 mil visitantes por ano. Nas ruínas romanas de Miróbriga, em Santiago do Cacém, há passeios com séculos de História para (re)descobrir.

É uma viagem no tempo ao ar livre e um dos locais onde queremos voltar e (re)descobrir, assim que regressem as rotinas normais. No concelho de Santiago do Cacém, a hora e meia de distância de Lisboa, as ruínas romanas de Miróbriga chegavam a receber, antes da pandemia, cerca de 10 mil visitantes por ano. Por aqui, caminha-se entre antigas habitações, termas, templos, hipódromo e outros vestígios da presença e vivência romana no local, entre os séculos II a.C. e V d.C., como a zona do possível mercado que recentemente tinha sido descoberto e se encontrava em escavações.

Além disso, também se pode e deve visitar o museu ali criado há precisamente vinte anos, para complementar a oferta de Miróbriga. Com uma área de aproximadamente dois quilómetros, e rodeadas de ambiente campestre e da tranquilidade do Alto Alentejo, as ruínas são consideradas um Imóvel de Interesse Público desde 1940 e tornaram-se no primeiro sítio arqueológico alentejano a ser classificado como Monumento Nacional. Enquanto não voltamos, estas imagens do fotojornalista Leonardo Negrão ajudam a aguçar o apetite.

As ruínas são um Imóvel de Interesse Público desde a década de 1940. (Fotos: Leonardo Negrão/GI)

Os vestígios romanos situam-se no concelho de Santiago do Cacém.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend