Teatros nacionais celebram Dia Mundial do Teatro com muitos eventos ‘online’

Este ano, o Dia Mundial do Teatro, que hoje se assinala, chega a casa dos espetadores virtualmente. Os teatro nacionais D. Maria II (Lisboa) e S. João (Porto) têm uma programação especial.

O dia começa às 11h, no D. Maria II, com o espetáculo para famílias “A Origem das Espécies”, uma criação de Carla Maciel, Crista Alfaiate, Marco Paiva e Paula Diogo, a partir da obra homónima de Charles Darwin, sala online do D. Maria II. Às 14h, em direto do Instagram do teatro haverá a Maratona Clube dos Poetas Vivos. Teresa Coutinho convida 37 personalidades para interpretarem a obra dos vários poetas.

Mais tarde, às 17h, entra em cena o podcast mensal do D. Maria II, com uma emissão especial, onde Mariana Oliveira conversa em direto com vários artistas portugueses. Também via Instagram.

A fechar, às 21h é exibido, na Sala Online, “Sopro”, uma criação de Tiago Rodrigues, que estreou em 2017 no Festival d’Avignon e vendeu o Globo de Ouro de Melhor Espetáculo, em 2018. O espetáculo será apresentado em português, com interpretação em Língua Gestual Portuguesa e nas versões legendadas em inglês e francês.
O Teatro S. João, que durante a semana tem estado com uma programação especial, celebra o dia com uma visita guiada ao teatro pelo realizador realizador Luís Porto, às 18h. À noite, 22h, exibe “Castro”, a famosa tragédia de António Ferreira escrita no século XVI, encenada por Nuno Cardoso. O teatro está também a disponibilizar para download quatro peças de Alfred Jarry: “Rei Ubu”, “Ubu Agrilhoado”, “Ubu Cornudo” e “Ubu no Outeiro”. Descarregar aqui.
A visita e o espetáculo podem ser acompanhados no Facebook e no Instagram da instituição: facebook.com/TeatroNacionalSaoJoao e instagram.com/teatronacionalsaojoao.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend