Susete Lourenço ensina a pôr ordem na cozinha e na despensa

Susete Lourenço é autora do livro "Casa organizada, vida feliz". Fotografia: João Filipe Aguiar/DR
Tirar tudo das prateleiras e reorganizá-las só com o necessário, atendendo às rotinas dos habitantes. Eis a proposta de Susete Lourenço, que nos leva a questionar se precisamos mesmo de um descaroçador de azeitonas.

O potencial de desarrumação é grande na cozinha e na despensa (que pode ser só um armário), porque todos as usam, observa Susete Lourenço. Tanto numa área como na outra, a consultora de organização e otimização de espaços aconselha tirar tudo das prateleiras e perceber se faz sentido manter cada objeto. Pode ser a louça infantil dos filhos já adultos ou utensílios sem uso, para descaroçar azeitonas ou cortar maçãs aos gomos. Na despensa, os produtos fora do prazo devem ser eliminados e postos em destaque os que se aproximem do fim.

Fotografia: Pexels/DR

Feita a limpeza, há que reorganizar tudo só com o necessário, tendo em conta as rotinas e necessidades dos habitantes. De resto, a cozinha deve estar dividida em três áreas: a dos molhados (lava-louça e objetos associados); a do quente (fogão, forno e artigos para cozinhar) e a do frio (frigorífico e congelador).

Fotografia: Pexels/DR


Primeiro passo: a entrada

Para não desmotivar, Susete Lourenço sugere como ponto de partida a entrada da casa, uma área pequena, sem grande carga emocional. Aqui, importa limpar a porta e o tapete da rua; hidratar o mobiliário; retirar os objetos ligados ao inverno; limpar ombreiras e interruptores; e, por fim, aspirar paredes e tetos.


Dicas de organização e limpeza

Artigos muito usados, como pratos, copos e talheres, devem estar numa zona de fácil acesso. E a máquina de café junto do café, das chávenas e do açúcar ou adoçante.

O limão e o vinagre permitem limpar frigorífico, microondas e outras superfícies (exceto de mármore). Quem não apreciar o cheiro do vinagre pode juntar-lhe cascas de citrinos, alecrim ou paus de canela, como aconselha Sara Oliveira, no livro “Saudável e sem desperdício”. Essa mistura deve ficar num frasco, em repouso, duas a três semanas.


A especialista

Fotografia: João Filipe Aguiar/DR

Susete Lourenço dedicou-se à organização de documentação durante mais de 20 anos. Trabalhava na Comissão do Mercado dos Valores Mobiliários (CMVM) quando resolveu mudar de vida, após um diagnóstico de burnout. Entretanto, tornou-se organizadora profissional certificada, criou a empresa de consultoria Home Optimizer e lançou o livro “Casa organizada, vida feliz”. Está em Lisboa, mas trabalha no resto do país e à distância.

Web: susetelourenco.pt
Preços: workshops online desde 12 euros; orçamentos caso a caso.

 




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend