Sítios abrigados para fugir da chuva e do frio no Porto

Armazém (Fotografia: Leonel de Castro/GI)
Oito exemplos de espaços ecléticos no Porto, onde se pode e deve abrigar da chuva e do frio: para beber, comer, comprar e visitar.

Armazém, Porto

Uma viagem no tempo acompanhada de petiscos

“As pipas saíam dos barcos rabelos e vinham a rolar até aqui»” conta Batata Cerqueira Gomes que, ao lado da sua mulher, Raquel, está ao leme do Armazém desde 2015. O número 93 da Rua de Miragaia, em frente à Alfândega do Porto, foi outrora um armazém da Real Companhia Velha. Hoje é um espaço que junta várias razões para lá ir e deixarmo-nos estar. Um café-bar, lojas de antiguidades, velharias e artigos vintage, e uma galeria de arte, neste momento, com uma exposição «Um olhar carioca» do artista brasileiro Paulo Villela, patente até 30 de novembro, são as valências deste espaço.

Pelo portão passam muitos turistas, principalmente estrangeiros, que incluíram o Armazém no roteiro pelo Porto, depois de lerem sobre ele em publicações como o “The New York Times” ou o “The Guardian”. O interior é absorvente: com as suas arcadas de pedras, as peças curiosas, a lareira grande e até as teias de aranha no teto, que Batata faz questão de manter.

É preciso algum tempo para apreciar as centenas de objetos antigos que recheiam o armazém, às vezes por pouco tempo. Há muitos artigos de campanha inglesa, malas de couro, livros, acessórios de moda, candeeiros e mobiliário mas, na verdade, (quase) tudo está à venda, até os bancos do bar. E é o bar, provavelmente, a zona mais acolhedora, aquecido pela lareira geométrica, revestida de espelhos, e onde várias línguas se juntam à volta das mesas comunitárias. Fatias de bolo, scones, saladas, tostas, conservas, chouriços e queijos reconfortam o estômago, e o vinho, que foi o impulsionador da construção do armazém, continua a estar presente, agora para ser provado ali mesmo, no meio de tantas histórias, quantas peças se veem.

(Foto: Leonel de Castro/Gl)

 

LA MAISON, Porto

À grande e à francesa

É loja, galeria, garrafeira e esplanada. Na La Maison tudo tem cunho francês, e os sabores do país misturam-se com peças de mobiliário únicas, assinadas por grandes nomes do design. É que além de mercearia gourmet, com terrines variadas,compotas, biscoitos e outros produtos artesanais a preencher as prateleiras, no piso inferior funciona também como espaço de exposição de mobiliário das décadas de 1950 a 1970. E há ainda espaço para uma garrafeira muito especial, com uma seleção de rótulos exclusivos da região de Languedoc-Roussillon. Nas traseiras, a esplanada é o lugar ideal para saborear os queijos, terrines e vinhos da loja, nas estações mais soalheiras, claro. Por agora, também se passam bons momentos à mesa recolhido ao abrigo do interior da loja.

(Foto: Igor Martins /Gl)

 

BARBEARIA EGU’S, Porto

Levantar o ego dos homens

Vanessa Pires e David Mendes são os responsáveis pela barbearia Egu’s, que abriu, há pouco mais de um ano, na Boavista, munida de bar, ginásio, spa e estúdio de tatuagens. O casal, com raízes no Brasil, decidiu investir num espaço onde os homens, além de cortar o cabelo e a barba (com direito a toalhas quentes e massagem facial), podem beber um copo, jogar bilhar, receber uma massagem e fazer tratamentos estéticos.

Quando se entra no espaço, com dois andares, vê-se logo as cadeiras de barbeiro. Seguem-se o bar, com mesa de bilhar, e o ginásio, com aulas de jiu-jitsu brasileiro e treino funcional. No piso inferior fica o spa. Os clientes podem ainda aceder ao serviço de podologia e fazer uma tatuagem com Alexandre Prim. O público-alvo é o masculino, mas mulheres e crianças são bem-vindas. Até há uma área infantil, com tablets e jogos de consola.

 

TON UP GARAGE, Porto

Motos personalizadas e um snack-bar

Na Ton-Up Garage há, essencialmente, motos novas e usadas, que se procura que sejam “um bocadinho diferentes do normal”, conta Pedro Oliveira, que com o amigo Daniel Cabral montou o negócio numa antiga garagem. Ambos são apaixonados por motores e pelo seu lado clássico: as suas referências estéticas recuam aos anos 1950 até 1980. A Ton-Up Garage vende motos de marcas como Brough Superior ou Caballero, e também veículos transformados, personalizados, sem esquecer os acessórios e o vestuário do mesmo universo. Sai-se pronto para um passeio motorizado, mas, antes, põe-se a fome à distância: existe um snack-bar com cerveja, hambúrgueres, wraps e outros petiscos.

(Foto: Rui Oliveira /Gl)

 

GARAGEM CENTRAL, Porto

Motos, moda e comida vegetariana

É uma casa para adeptos das duas rodas, nascida num edifício de 1930, com mais de 600 metros quadrados, que serviu de estação de serviço. A Garagem Central vende motos de marcas como a Moto Morini (de que é representante exclusiva em Portugal) ou a Mutt, e algumas usadas, portuguesas. Há ainda acessórios, roupa e uma oficina especializada, mas não só. Os clientes encontram aqui uma barbearia em permanência, fruto de uma parceria com a Oh Bigodes; um estúdio com uma tatuadora residente, Lou Lopes; e, nas tardes de quinta-feira, podem entregar-se aos cuidados do cabeleireiro Carlos Gago, embaixador da L’Oréal. Mas a grande novidade é a abertura de um espaço com refeições ligeiras vegetarianas: o Pé na Horta.

 

3+ Arte, Vila Nova de Gaia

Comprar e beber no Porto
Fez em julho passado cinco anos que a 3+ Arte abriu as suas portas. Na altura, esta cooperativa artística e cultural, que se dedica principalmente a expor e vender trabalhos de artistas portugueses, trabalhava com apenas sete criadores. Hoje, são 140 os artistas – entre os artesãos mais tradicionais e artistas contemporâneos – com obras disponíveis para ver e comprar neste antigo armazém que é também atelier e um espaço de encontro onde muitos turistas vão parar, principalmente por se situar entre muitas caves de vinho do Porto.

Como explica Maria João Alves, que abriu o espaço com Ana Dias, ambas artistas que na época estavam à procura de um espaço para trabalhar, fazia todo o sentido ter aqui um espaço de degustação, até porque “muita gente entra a perguntar por vinho do Porto”. Desde o início que trabalham com a Niepoort e que têm alguns produtos para comer, como queijos tradicionais, chouriço assado e as conservas artesanais de Matosinhos Pinhais.

No meio da grande sala, em frente da pequena caravana que serve de escritório, está uma guitarra disponível para quem quiser ensaiar uns acordes. E já aconteceu haver concertos inesperados neste espaço informal e aconchegante.

(Foto: Leonel de Castro/Gl)

 

MAUS HÁBITOS, Porto

Múltiplas artes

Desde que abriu que o Maus Hábitos – Espaço de Intervenção Cultural é multifuncional. Já muitas coisas mudaram no Porto desde essa abertura, em 2001, ano em que a cidade foi Capital Europeia da Cultura. O Maus Hábitos também mudou, mas a sua característica de casa multifacetada continua tão ativa como antes. Ou até mais. Além de bar, restaurante (Vícios de Mesa), sala de espetáculos e galeria de arte, é, desde há dois meses, também barbeiro. Não no quarto andar da Garagem Passos Manuel, onde se encontra o espaço, mas no rés-do-chão deste edifício de traços art déco inaugurado ainda nos anos 1930.

A barbearia, que já conta com longas oito décadas, passou para a sua alçada. Isto porque Daniel Pires, um dos fundadores do Maus Hábitos, era cliente habitual há já 18 anos. Quando o antigo barbeiro quis deixar o ofício, ficou com ele para que a cidade não perdesse mais um sítio histórico. O espaço é pequeno, com decoração vintage e acolhedor. Quem lá for fazer barba ou cabelo fica nas mãos do barbeiro Daniel Viana.

(Foto: Rui Oliveira/Gl)

 

17•56 MUSEU & ENOTECA DA REAl COMPANHIA VELHA, Vila Nova de Gaia

Sushi, bifes, vinho e vista

Um museu onde se percorre a história da RCV e da demarcação da primeira região vinícola, e uma loja que guarda centenas de referências da empresa são alguns dos espaços que fazem parte deste recente centro de visitas, onde também se fazem refeições. Peixaria Enoteca, Raw Bar by Shiko Tasca Japonesa e Steak House by Reitoria são algumas das opções. Uma loja de flores um cigar club completam a oferta.

 

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend