simplesmente… Vinho junta dezenas de produtores, durante três dias, no Porto

(Foto: Miguel Pereira da Silva/GI)
Produtores artesanais vão dar a conhecer os seus vinhos em mais uma edição do simplesmente... Vinho, de 1 a 3 de julho, nos Jardins da Casa Cor de Rosa, no Porto. O evento conta ainda com momentos de música, uma instalação de arte, uma exposição de arquitetura, um jantar e um brunch.

A 10ª. edição do “simplesmente… Vinho” decorre este fim de semana, nos dias 1, 2 e 3 de julho, nos Jardins da Casa Cor de Rosa, da Faculdade de Arquitetura do Porto. O evento, que se apresenta como o único salão português de vinhos, petiscos, arte e música, vai reunir 101 vignerons (91 de Portugal, 10 de Espanha, e um convidado especial da Península do Morrazo), a exposição Paisagem e Arquitectura: da Vinha e do Vinho, a mostra de arte Entre Mito e Fábula, a Arte no Bosque, música, petiscos dos restaurantes Delicatum e Forneria de S. Pedro, um jantar no restaurante Semea by Euskalduna, e um brunch biológico. Pela primeira vez, existe um bilhete para os três dias do evento, com o valor de 45 euros. O bilhete diário está fixado nos 20 euros.

Durante os três dias, haverá tempo para conhecer vinhos invulgares, e ouvir as suas histórias contadas pelos vignerons, ou seja, produtores artesanais, muitas vezes biológicos ou biodinâmico, que fazem de tudo: na vinha, na adega, no marketing e comercialização. Este tipo de mostras de vinho – o chamado salão off – tem ganho fôlego nos últimos anos, apresentando-se como uma alternativa às grandes feiras do vinho. O salão off gira em torno de uma ideia comum e, neste caso, essa ideia é a ligação à terra, às castas locais, a uma enologia competente, mas com raízes na tradição.

Desta feita, vão estar presentes, em pé de igualdade, o Casa do JOA, de Trás-os-Montes, que faz apenas uns poucos milhares de garrafas ou o Álvaro Castro que engarrafa 100 vezes mais. O André Ribeiro e o Ricardo Pinto e o seu limitadíssimo Entre Paredes (Criação Velha no Pico) e a Niepoort que é a referência do Douro.

A semi-novidade de 2022 é o brunch 100% biológico, que homenageia os produtores e produtos frescos nacionais. Uma parte dos produtores são os próprios vignerons do salão que são também agricultores. A refeição, valorada em 25 euros, acontece no domingo, das 12h às 14h, e é de reserva obrigatória.

Na sexta, dia 1, tem lugar o clássico jantar pop-up do simplesmente… Vinho, no restaurante Semea by Euskalduna, do chef Vasco Coelho Santos. Custa 85 euros por pessoa e é, igualmente, de reserva obrigatória.

Os bilhetes para o evento – a funcionar das 15h às 20h, na sexta e no sábado, e das 12h às 17h, no domingo – podem ser adquiridos aqui, e as reservas devem ser feitas através de [email protected], ou ligando para o 938566766.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend