Setembro na cidade: o que visitar, provar e fazer no Porto, Gaia e Matosinhos

Setembro na cidade: o que visitar, provar e fazer no Porto, Gaia e Matosinhos
Aproveitar os últimos cartuxos do verão nas cidades: sugestões de locais para visitar, bons restaurantes e rooftops, e atividades para fazer ao ar livre no Porto, em Vila Nova de Gaia e Matosinhos.

PORTO

Feira do Livro
Os agora renovados Jardins do Palácio voltam a receber a Feira do Livro, entre 6 e 22 de setembro. Este ano, reúne 90 expositores e 130 pavilhões. Do programação destacam-se as já habituais sessões de cinema, debates, exposições, concertos e spoken word. O homenageado deste ano é o escritor, professor e filósofo Eduardo Lourenço.
De 6 a 22 de setembro.

A Feira do Livro do Porto. (Fotografia: Sara Lopes /GI)

Porto Wine Day
O Jardim das Oliveiras, nos Clérigos, volta a receber o Port Wine Day, uma festa que celebra o vinho do Porto e do Douro, tendo como referência o dia 10 de setembro, pois foi nessa data, em 1756, que o Marquês de Pombal criou a mais antiga região demarcada do Mundo. Este é o sexto ano que se celebra a data em festa aberta à cidade e, este ano, há também uma declaração de vintage. O programa começa dia 7, no Palácio da Bolsa, com a Grande Prova Vintages 2017 e a Cerimónia de Proclamação do Vintage 2017 (evento por inscrição). No dia seguinte, domingo, segue para o jardim, com uma sunset party aberta a todos, entre as 17h e até às 22h, onde estarão presentes 28 produtores. Dia 8, 17h-22h. Jardim das Oliveiras (Baixa).

 

Rooftops do Porto
A moda dos rooftops no Porto parece não passar. O mais recente ocupa o 14.º andar do parque de estacionamento do Centro Comercial Via Catarina. Chama-se Lift e conta com uma zona de restauração e um bar com várias sugestões de cocktails. Os DJ sets são regulares, bem como as festas que irão animar as noites. Em frente ao Via Catarina, no La Vie, a concorrência é forte. No último piso deste centro comercial, o Rooftop Sta. Catarina vai funcionar até ao final do verão. Aqui, a música é principalmente brasileira e nos fins de semana há concertos e DJ sets. Ainda na Baixa, já na nobre Avenida dos Aliados, o rooftop Auru (do hotel Pestana Porto Goldsmith) apresentou–se em maio. Este terraço, que serve de varanda para o coração da cidade é especializado em cocktails de autor, assinados pelo bartender Tiago Moreira (do bar do RIB Beef & Wine) e refeições leves.

Auru Rooftop Bar. (Fotografias: Pedro Granadeiro/GI)

 

Bienal de arte comunitária Mexe
Neste 5.º encontro bienal de arte e comunidade Mexe estarão na cidade 27 grupos vindos de seis países. A partir do tema “o comum”, destaca-se a criação artística africana, latino-americana e do Sul da Europa. Haverá mais de 70 propostas, que surgem sobretudo do trabalho que tem vindo a ser realizado com populações normalmente excluídas da cultura, como reclusos ou pessoas com deficiência. Uma novidade deste ano é o Mexe Praça, um ponto de encontro e discussão no Jardim de São Lázaro, com concertos e a produção de uma fanzine. Haverá ainda eventos na Estação de Campanhã, na FBAUP, Biblioteca de Serralves, Associação de Moradores da Pasteleira, Fontainhas, Praça dos Poveiros, entre outros. Entre dias 13 e 15, o aquecimento faz-se com um programa de cinema documental, que será apresentados no Cinema Trindade e na Associação de Moradores da Lomba. De 16 a 22 de setembro. Programação: mexe.org.pt

Festival Mexe. (Fotografia: José Carmo/GI)

 

GAIA

Festa da Broa
É na Quinta do Paço, em Avintes, que se realiza mais uma edição da Festa da Broa. Este carismático pão escuro tradicional da vila estará à prova até 8 de setembro. A acompanhar a presença dos vários produtores, haverá showcookings, um concurso gastronómico e muita música. De 30 de agosto a 8 de setembro. Web: facebook.com/festadabroa. Grátis.

Fabrico de broa na Padaria Neto, em Avintes. (Fotografia: Pedro Granadeiro/GI)

Festival de Músicas do Mundo
Espanha, Itália, Peru, Brasil e Portugal são os países que vão estar representados no festival Gaia World Music, a decorrer entre 5 e 8 de setembro. Será no Centro Histórico da cidade, à volta do Espaço Corpus Christi, junto ao rio, que será possível ver e ouvir Gaiteiros de Lisboa, Forró Mior, Galandum Galundaina, Palankalama, entre outros. Espaço Corpus Christi. Largo Aljubarrota, 13. Web: cm-gaia.pt/pt/eventos/gaia-world-music.

 

Fórum Internacional de Gaia
A inauguração do Quarteirão de Poesia, dia 14, às 15h, integrada no Fórum Internacional de Gaia (FIGaia 2019), será um dos pontos altos deste evento. O quarteirão entre o Auditório e a Biblioteca Municipal ocupa as ruas e os jardins à volta destes equipamentos. A programação inclui concertos, teatro de rua e uma instalação de brinquedos óticos. Mais, tendo como tema a língua portuguesa, o FIGaia 2019 lança “Língua de Sal – Antologia Mínima de 100 Poemas em Língua Portuguesa”, livro coordenado por Isaque Ferreira e Rui Spranger. Os poemas irão depois ocupar as paredes das várias freguesias da cidade, através do projeto Tatuar a Cidade. Entre os muitos convidados da programação está Ana Deus, que, além de se apresentar com os seus projetos musicais Três tristes Tigres e Osso Vaidoso, estará a solo com Colo, um espetáculo de vídeo e poesia a acompanhar a interpretação de textos, poemas e canções, a partir da poesia de Regina Guimarães, Alberto Pimenta e David Mourão Ferreira (dia 21, esplanada da Sala Clarice Linspector, Biblioteca). De 11 a 22 de setembro. 3º Fórum Internacional de Gaia. Vários espaços. Programa: figaia.pt.

 

Jardim do Morro
De verão para verão, o Jardim do Morro, sobranceiro ao Douro, parece estar cada vez mais apetecível para habitantes locais e turistas. Ao longo dos últimos meses, houve festas com cerveja e comida de rua, concertos e animação variada. Tudo para usufruir com os olhos postos no rio. Mesmo quando não há programação, não faltam artistas de rua para entreter quem por lá e se senta na relva a fazer um piquenique ou a beber um copo a ver o pôr do sol. Quem preferir um espaço com a mesma vista mas mais abrigado, tem a Esplanada do Teleférico. Um local recente junto ao jardim é a pizzaria e cervejaria Do Morro, que abriu este verão.

Jardim do Morro. (Fotografia: Catarina Vieira/Gl)

 

MATOSINHOS

Grelhados e cocktails
O Meia Nau abriu em maio, numa antiga oficina na Rua Heróis de França. Na decoração, os candeeiros pretos lembram canas de pesca, enquanto outros recriam, em aço, as redes de pesca [covos] de polvo. Mas o que chama a atenção é um pequeno veleiro de 1930, suspenso no teto, usado pela Mocidade Portuguesa nas escolas navais. A sopa de peixe, o arroz de marisco, o bacalhau à lagareiro e o peixe-galo frito com açorda de ovas estão sempre a sair da cozinha liderada pela chef Helena Rodrigues. Diariamente, há peixes grelhados na brasa, como salmão, robalo, dourada ou linguado. E para aproveitar os dias de calor que ainda aí vêm, sugere-se aproveitar a esplanada para a refeição e a seguir tomar um cocktail clássico.

O restaurante Meia-Nau. (Fotografia: Leonel de Castro/Global Imagens)

 

Dia do Porto de Leixões
É sempre no terceiro sábado de setembro que o Porto de Leixões abre as suas portas a visitantes. O dia começa às 10h, no Molhe Sul do Porto, em Matosinhos, de onde partem os autocarros para a visita às áreas portuárias. Haverá também visitas livres e guiadas ao edifício do terminal e visitas a embarcações. Em paralelo, estarão patentes, no terminal, as exposições “Sentir mais do que um porto”, de fotografia, e “Viagem ao Princípio: Ida e Volta – 30 anos da Coleção de Serralves”. Haverá também concertos e teatro. O CIIMAR (Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental ) terá a mostra de atividades científicas “Há Ciência no Terminal”. Porto de Leixões. Portão do Molhe Sul, final da rua do Godinho, junto à praia de Matosinhos. Das 10h às 19h00. Entrada grátis.

Porto de Leixões. (Fotografia: Ivo Pereira/Gl)

 

Viva o Verão
A Rua Brito Capelo, as envolventes e o Mercado de Matosinhos são alguns dos espaços integrados no programa Viva o Verão, que decorre até 21 de setembro e que tem como objetivo promover o comércio tradicional. No Mercado há já um novo mural, pintado em azulejo, com curadoria de Adélia Carvalho e executado pelas ilustradoras Cátia Vidinhas e Ana Guimbra, que presta homenagem aos matosinhenses e a sua ligação ao mar. Ainda no mercado, e integrado na mesma programação, vai decorrer, entre 12 e 15 de setembro, o Festival de Cinema de Aventura. Os filmes, principalmente curtas metragens nacionais e internacionais, serão exibidas à noite, enquanto de dia haverá debates, mastercalsses e festas. O programa está disponível em festivalcinemaaventura.org. Até 21 de setembro. Rua Brito Capelo e Mercado de Matosinhos. Grátis.

 

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

 

Leia também:

Há uma aventura sensorial para experimentar no Porto
Porto: A Vida Portuguesa tem casa nova, e está cheia de memórias
Porto: este novo restaurante tem só comida da avó




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend