Semana da Ostra reúne 28 restaurantes em Setúbal e diversas atividades

A Semana da Ostra arranca no dia 7 de maio. (Fotografia: DR)
De 7 a 16 de maio, aos 28 restaurantes setubalenses que vão preparar o molusco do Sado das mais diversas maneiras, junta-se um showcooking, uma conversa, uma degustação e ainda um percurso pedestre. O aquecimento faz-se em Cascais, de 30 de abril a 2 de maio.

A Semana da Ostra regressa a Setúbal, de 7 a 16 de maio, com a participação de quase trinta restaurantes, com vista a “divulgar sabores e tradições da cozinha setubalense e, em simultâneo, estimular a restauração local e promover o concelho enquanto destino turístico de excelência”, refere o comunicado de imprensa.

E este ano há novidades, com um evento de promoção a ter lugar fora do concelho de Setúbal. Durante os dias 30 de abril, 1 e 2 de maio, o aquecimento faz-se no Mercado da Vila, em Cascais, à boleia da iniciativa Promoção das Ostras e Vinhos de Setúbal. E, pela primeira vez, há um passeio pedestre, com prova de ostras, no dia 9 de maio, às 09h30.

O restante alinhamento do certame, organizado pela autarquia, com os apoios de Docapesca, Turismo de Portugal, Quinta de Alcube e Neptun Pearl, segue dentro daquilo que já acontecia. Durante dez dias, os 28 restaurantes aderentes à Semana da Ostra apresentam receitas tradicionais e contemporâneas com este molusco do Rio Sado como ingrediente principal, e têm lugar várias atividades, pensadas para quem quer saber mais sobre o dito molusco.

Destaca-se o showcooking de ostras, orientado pelo chef Mauro Loureiro (Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal), e a Conversa Sobre Ostras e Vinhos, com Célia Rodrigues, da Neptun Pearl, e Carolina Santos, da Quinta de Alcube, dia 30 de abril.

A 16 de maio, pelas 18h, faz-se uma degustação comentada de ostras e vinhos, conduzida pela chef Mariana Fernandes (Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal) e por Carolina Santos, da Quinta de Alcube. A atividade é de participação gratuita, mediante inscrição, até 13 de maio, a qual deve ser feita pelo endereço eletrónico [email protected].

Acontecerá ainda a atividade “Ostras e Aves do Estuário do Sado”, organizada pela Câmara Municipal em parceria com a Biotrails, Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves e a Neptun Pearl, e com inscrições a decorrer, bastando preencher este formulário. O custo é de 22 euros por pessoa.

Lista dos restaurantes aderentes: 490 Taberna STB, A Casa do Peixe, A Vela Branca, Adega dos Garrafões, Antóniu’s, Calha Bem, Carvão Ryori, Copa d’Ouro, Flórida, Martroia, O Batareo, O Tavira, Oficina do Peixe, Ostradomus, Ostras sobre Rodas, Peixe no Largo, Pérola da Mourisca, Restaurante Petisqueira o Manuel, Pinga Amor, Sab’Amar, Sem Horas, Solar do Marquês, Taberna de Azeitão, Taberna do Largo, Tasca da Avenida, Tasca da Fatinha, Tasca do Xico da Cana e Tasca Kefish.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend