Seis programas sobre natureza e o mundo para ver na TV

"A Grande Barreira de Coral: Tesouro Vivo", no canal Odisseia. (Fotografia: DR)
Mistérios da História, a grande barreira coral, felinos e tecnologia militar são alguns dos temas dos programas sugeridos para os próximos dias.

A GRANDE BARREIRA DE CORAL: TESOURO VIVO
ODISSEIA | Dia 7, às 16h
Narrada por Russell Crowe e realizada pelo vencedor de um Emmy Richard Fitzpatrick, esta série documental em quatro episódios, que o Odisseia exibe aos domingos, até 28 de fevereiro, foi filmada durante mais de quatro anos sob as ondas da Grande Barreira de Coral, o ecossistema mais rico e complexo do Mundo. Os custos de produção ascendem a mais de um milhão de dólares.

BIG CAT MONTH
NAT GEO WILD | Dia 7, às 17h
O National Geographic Wild dedica um mês do ano aos mais impressionantes felinos da nossa vida selvagem. Em fevereiro, os espectadores do canal podem contar com um especial de programação, com estreias todos os domingos a partir das 17h00, e emissão de documentários relacionados com estes animais, de segunda a sexta-feira. Os documentários, realizados em vários locais do mundo, relatam os mais impressionantes comportamentos e histórias inspiradoras destas espécies. Uma visão mais próxima e intimista de leões, tigres, chitas, panteras e outros felinos à medida que são partilhados os seus triunfos, derrotas e lutas épicas pela sobrevivência. Entre os vários programas, destaque para “Leopard Hyena: Strange Alliance”, “Serengeti Speed Queen”, “Diary of a Teen Leopard”, “Cecil: The Legacy of a King”, “A Leopard Legacy”, “Jade Eyed Leopard” e “Tiger Queen of Taru”.

A VIDA NÓMADA
RTP2 | Dia 8, às 16h
Ao longo de três episódios, uma viagem ao coração da vida quotidiana das culturas nómadas de todo o mundo. Diante de um mundo moderno e em constante evolução, três nómadas tentam manter o seu estilo de vida tradicional. Dia após dia, estrada após estrada, levam-nos numa extraordinária aventura humana e cultural. Dá a conhecer Li, a atriz mais jovem de uma trupe de ópera itinerante na China, que tenta preservar a sua arte ancestral. Anup Jagdale viaja pelo estado de Maharashtra, na Índia, em busca de novos públicos para o seu cinema itinerante. Ogui, uma médica, percorre as estepes da Mongólia, com a sua clínica num yurt, e tenta construir uma conexão entre o antigo estilo de vida nómada e as técnicas da medicina moderna.

EXPEDITION THE THE EDGE
DISCOVERY | Dia 9, às 21h

Decorria o ano de 2018 quando o capitão Clemens Gabriel, a sua família, incluindo as filhas de cinco e seis anos, e um grupo heterogéneo de exploradores modernos partiram numa aventura única: Viajar pela Passagem do Noroeste – uma das rotas marítimas mais perigosas do mundo, localizada entre os oceanos Atlântico e Pacífico através do Ártico. Historicamente, a passagem não é uma proeza fácil, e seduzidos pela sua beleza e calma (enganadora), muitos houve os que tentaram, mas muito poucos conseguiram. Depois de vários verões escaldantes no Ártico que bateram recordes, Clemens e a sua equipa esperavam uma navegação tranquila. Em vez disso, depararam-se com a estação mais fria dos últimos 25 anos. E assim começa esta grande aventura no novo documentário do Discovery Channel, “Expedition to the Edge”, uma viagem à Passagem do Noroeste, que é composta por uma sequência de estreitos no norte da América, acima do Círculo Polar Ártico.

OS MAIORES MISTÉRIOS DA HISTÓRIA
CANAL HISTÓRIA | Dia 10, às 22H15

Série documental sobre os mistérios mais famosos do Mundo, desafiando tudo o que sabemos sobre eles. Narrada e apresentada pelo conhecido ator norte-americano Laurence Fishburne, aprofunda um vasto leque de alguns dos mistérios recentes mais importantes em termos históricos… Este capítulo remonta a 1914. Nesse ano, Sir Ernest Shackleton liderou uma expedição à Antártida e, pouco tempo depois da chegada, o “The Endurance” foi destruído pelos glaciares em movimento. Ele teve de orientar 27 homens na tundra, numa batalha épica pela sobrevivência. A luta de Shackleton contra as probabilidades e o seu empenho em salvar os seus homens transformaram-no numa lenda. A sepultura do navio permanece um dos maiores mistérios polares. O arqueólogo marinho e perito em naufrágios Mensun Bound lidera uma nova expedição pioneira nos mares gelados, em busca do navio perdido de Shackleton.

O MAIS RECENTE DA TECNOLOGIA MILITAR
ODISSEIA | Dia 11, às 20h56
Fique a conhece um sistema experimental de sensores, supervisão e mira desenvolvido para as tropas pelo Laboratório de Ciência e Tecnologia de Defesa do Reino Unido e pela empresa Roke Manor Research. Mostra ainda o sistema de navegação iXblue Marins, que guia os navios da Marinha.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend