Seis ideias para passar o confinamento a brincar com as crianças

(Fotografia: Pexels)
Brincar é uma parte fundamental da infância. Os especialistas em pedagogia defendem que as atividades lúdicas têm um papel muito importante na aprendizagem, e no próprio desenvolvimento da criança. As brincadeiras são, por isso, indispensáveis. E não é preciso muito para criar momentos divertidos dentro de casa, basta ter algum espaço e um pouco de imaginação.

# Acampar dentro de casa
Criar um abrigo improvisado dentro de casa é uma boa ideia para fugir da rotina e da sensação de confinamento. Seja uma tenda de campismo montada na sala, ou um forte feito com almofadas, mantas e lençóis, este novo refúgio pode ser lugar para diversas brincadeiras. Uma sessão de cinema, com pipocas e chocolate quente, ou até um piquenique. Levando a imaginação mais longe pode fingir-se que se está num safari, e toda a sala se transformou numa savana.

(Fotografia: DR)

 

# Ler e contar histórias
A psicóloga Joana Nunes Patrício, uma das autoras do blog Caminhos da Infância, defende que nunca é demasiado cedo para ler com as crianças. Ouvir histórias ajuda no desenvolvimento da linguagem e estimula a percepção auditiva, para além de fortalecer o relacionamento entre pais e filhos. Instaurar uma hora do conto, por exemplo, pode ser um momento de pausa para ambos nos dias mais agitados, e além disso, faz estimular o gosto pelos livros e a imaginação. A leitura diária por parte dos mais pequenos ajuda ainda a treinar a pronúncia, a entoação e a expressividade.

(Fotografia: Pexels)

 

# Caça ao tesouro
Primeiro há que definir o tesouro. Pode ser um objeto qualquer ou então uma espécie de prémio, que os mais pequenos possam usufruir depois de o encontrarem: um brinquedo, um livro, chocolates. Para descobrir o tesouro terão de seguir uma série de pistas, ou então um mapa da casa, onde o X marca o lugar do esconderijo. Além de ser muito divertida, esta é uma atividade que estimula o raciocínio, a concentração e a estratégia.

(Fotografia: DR)

 

# Corridas de berlindes
Para preparar a corrida basta criar uma pista no chão, ou numa mesa, com fitas ou fios de lã. Depois, cada corredor escolhe o seu berlinde – também podem ser tampas de garrafas ou cápsulas de café vazias – e com a ajuda de uma palhinha sopra para fazer mover o objeto. O primeiro a atravessar a meta ganha. Esta é uma das ideias que o psicólogo Samuel Branco partilha na plataforma Dynamicskills, onde divulga um conjunto de atividades simples, lúdicas e criativas destinadas a todas as idades e que ajudam a desenvolver diversas competências cognitivas.

 

# Experiências científicas
O site da Ciência Viva junta dezenas de experiências e atividades didáticas direcionadas para pequenos cientistas e entusiastas do mundo natural, que transformam toda a casa num laboratório. Extrair pigmentos naturais de frutos e flores, observar o processo de fermentação do leite ao fazer iogurte, fazer fermento natural ou até pasta dos dentes, são algumas das propostas. Para todas estas atividades estão disponíveis protocolos experimentais, que explicam todo o processo passo a passo. Também é partilhado um conjunto de exercícios físicos para “treinar como um astronauta”.

(Fotografia: Pexels)

 

# Dançar
A dança é uma forma criativa de manter a atividade física, tanto para miúdos como para graúdos. Além disso, ajuda a desenvolver a coordenação motora, a estimular a liberdade de expressão e movimento, e a linguagem corporal. Basta ligar o rádio ou escolher uma playlist no telemóvel ou no computador e deixar-se guiar pela música. Também pode ser divertido criar uma coreografia em família, para depois mostrar através de videochamada aos amigos e outros familiares.

(Fotografia: Freepik)




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend