Saudável e Sem Desperdício: um livro que ensina a cozinhar com sobras, cascas e talos

A autora, Sara Oliveira. Fotografia: Teresa Aires/The Light Place
A terapeuta Sara Oliveira reforça o seu compromisso com a redução do desperdício e um modo de vida mais sustentável neste livro, onde dá receitas para pratos nutritivos e para um estilo de vida mais limpo.

Há receitas, muitas receitas neste livro de Sara Oliveira, terapeuta de Medicina Tradicional Chinesa e de Naturopatia. Há receitas de pratos vegetarianos e sem açúcares refinados, muitos deles a aproveitar aquilo que normalmente se considera desperdício – como o bolo de cascas de banana. Daí o nome do livro – “Saudável e Sem Desperdício” – que chegou às bancas no arranque da pandemia.

O livro é ainda – e sobretudo – uma narrativa da receita de vida de Sara Oliveira, que se apresenta como alguém que sempre gostou de cozinhar, e que sempre sentiu nela inspiração para ser criativa. No âmbito da sua formação em terapias alternativas, sentiu necessidade “de criar pratos que fossem nutricionalmente ricos mas ao meso tempo simples e nada aborrecidos para as papilas gustativas”, refere a autora.

Bolo de cascas de banana. (Fotografia: DR)

Nasceu assim o seu blogue “Nem acredito que é saudável” e depois o livro com o mesmo nome – ao qual se seguiu este, no qual Sara Oliveira reforça o seu compromisso de vida com a sustentabilidade enquanto condição da boa saúde e bem estar.

Este novo livro tem receitas para várias alturas do dia – e não apenas para preparar pratos saborosos e sem desperdício de partes dos alimentos, como os talos ou as cascas dos legumes e frutas. Há receitas de papas de sobras de arroz, de muffins de cascas de curgete e de patés de cascas e talos. Mas a autora inclui também receitas de creme anti-envelhecimento, desodorizante natural, um saco de compras, bee´s wrap (papel encerado para embrulhar alimentos), sabão líquido facial e vinagre de citrinos para limpeza.

No livro, além disso, há ideias para fazer festas sem lixo e toda uma introdução de quase 50 páginas sobre esta filosofia de vida “zero desperdício” que tem sido cada vez mais amplificada em blogues, livros e redes sociais. Sara Oliveira fala da política dos cinco “R”, partilha boas práticas para uma cozinha mais sustentável e compras mais conscientes, ensina a conservar e armazenar alimentos e desafia os leitores a um plano de dois dias sem desperdício.

Saudável e Sem Desperdício
Sara Oliveira
Casa das Letras
248 páginas
PVP: 17,90 euros




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend