São João do Porto: a agenda da festa (e algumas curiosidades)

Os martelinhos de plástico nasceram em Rio Tinto, Gondomar. (Fotografia de Maria João Gala/GI)
O São João está de regresso às ruas do Porto, com várias atividades. Eis alguns destaques da programação, informações úteis e curiosidades sobre a festa.

Música na noite da festa

O Chico da Tina com o seu “trap minhoto” é um dos pontos altos da festa na Casa da Música. O espetáculo será ao ar livre, num Cais de Carga transformado em palco, às 23h30. Ainda antes, às 22h, na Sala Suggia, a Banda Sinfónica Portuguesa apresenta-se com um programa musical festivo. A partir das 20h, a dar música na esplanada estará o DJ Rodrigo Affreixo. Nos Jardins do Palácio de Cristal, às 20h, vai ouvir-se música popular com as atuações de Romana, Saúl e Marante. Duas horas depois, no Largo Amor de Perdição, é a vez de se apresentarem Toy e José Malhoa. No dia seguinte, a Banda Sinfónica Portuguesa volta a atuar, desta vez na Concha Acústica dos Jardins do Palácio.

Casa da Música
Av. da Boavista 604-610
Atuações a partir das 20h
Grátis

Jardins do Palácio de Cristal
Rua D. Manuel II
Atuações a partir das 20h
Grátis

Largo Amor de Perdição
Atuações a partir das 22h
Grátis


Passear pela cidade e ver as montras

São 56 as montras inscritas no concurso de São João, promovido pela Câmara Municipal do Porto. Haverá prémio para as três melhores, escolhidas por um júri. O público também terá uma palavra a dizer, visto que pode votar online nas suas favoritas, através da leitura de um QR Code presente no identificativo de cada montra a concurso. Cada pessoa pode votar em mais do que uma montra a concurso, mas apenas uma única vez. O ano passado o vencedor foi a loja/atelier de arte e ilustração Circus Network, na Rua do Rosário. Informações e mapa das lojas aqui.


Visitar a cascata comunitária no Mercado do Bolhão

Tal como tem acontecido nos últimos anos, realizaram-se workshops, na Oficina Brâmica, de construção de vários elementos para a cascata sanjoanina comunitária do Mercado do Bolhão, nos números 506-508 da Rua de Fernandes Tomás. Neste espaço, a partir da próxima terça-feira, a cascata já estará montada e visitável, até 4 de julho. Funciona todos os dias, exceto domingo, das 8h às 20h (sábado, até às 18h).


Assistir às rusgas

Na semana a seguir à festa, dia 2 de julho, um sábado, os grupos das várias freguesias vão desfilar pela cidade. Às 17h, partem da Praça da Batalha em direção à Rua de Santa Catarina, passando pela Rua Fernandes Tomás e a Avenida dos Aliados até à Praça General Humberto Delgado.

A União das Freguesias de Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, São Nicolau e Vitória será a primeira a exibir-se no cortejo são-joanino, seguindo-se a União de Freguesias de Lordelo do Ouro e Massarelos, da Junta de Freguesia de Campanhã, da União de Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde, Junta de Freguesia de Ramalde, Junta de Freguesia de Paranhos e a Junta de Freguesia do Bonfim.

De recordar que na última edição, em 2019, a freguesia de Campanhã foi a vencedora, pelo quarto ano consecutivo.

(Fotografia de Ivo Pereira/GI)


Regata de barcos rabelos

No dia 24, o rio Douro – entre o Cabedelo e a Ponte Luís I – enche-se de barcos rabelos com velas das várias casas de vinho do Porto. É a XXXVIII Regata de Barcos Rabelos da Confraria do Vinho do Porto, que se realiza sempre no dia de São João. Terá início às 18h.


CURIOSIDADES

Alho porro

A festa de São João tem origem pagã, tendo começado por ser uma festa para celebrar o solstício de verão. Posteriormente, foi cristianizada, tal como aconteceu com outras celebrações pagãs. Bater com o alho porro na cabeça de alguém é uma forma de cumprimento e a afastar o “mau olhado”. Pode não parecer, mas o alho-porro é o comestível alho-francês, já em flor.

Martelinhos

Os martelinhos de plástico substituíram em parte o alho-porro. Estes foram criados em 1963 por Manuel António Boaventura, da Fábrica Estrela do Paraíso, em Rio Tinto. O brinquedo fez-se famoso entre os estudantes que o utilizaram na Queima das Fitas nesse mesmo ano. O sucesso fez com que as lojas tivessem muitos martelinhos disponíveis na época sanjoanina que veio logo a seguir.

(Fotografia de Maria João Gala/GI)

Fogueiras

Saltar à fogueira faz parte da antiga tradição pagã de celebração do solstício de verão. Durante a Idade Média tornou-se típica da festa de São João. Hoje, é característica comum de todas as festas de São João que se celebram na Europa. Mas também das festas juninas do Brasil, herdeiras desta tradição.


INFORMAÇÕES ÚTEIS

Condicionamento do trânsito nos dias 23 e 24 de junho

CASA DA MÚSICA

Corte total de via da Rua de Ofélia Diogo da Costa, a partir das 15h. Corte total de via da Rua de 5 de Outubro (exceto STCP) a partir da interseção com a Rua de Domingos Sequeira, a partir das 21h.

CORDOARIA

Corte total de via do Campo Mártires da Pátria (desde a interseção com a Rua Dr. Barbosa de Castro até à interseção da Rua Dr. Ferreira da Silva), a partir das 20h30.

ALIADOS

Corte total de via, a partir das 21 horas do dia 23 de junho até às 3h do dia 24. Rua de Camões desde a interseção com a rua de Gonçalo Cristóvão; Praça da Trindade e rua da Trindade; Rua Clube dos Fenianos; Av. dos Aliados; Rua de Mouzinho da Silveira; Rua da Restauração; Rua da Alfândega (desde a interseção com a Alameda Basílio Teles) e Rua do Infante D. Henrique até à interseção com a Av. Gustavo Eiffel.

Devido ao corte da circulação pedonal no tabuleiro superior da Ponte Luís I, a partir das 23h, o Metro circulará até às 23h45 e retomará quando for possível. O tabuleiro inferior da ponte estará igualmente encerrado.

A circulação na Ponte do Infante poderá ser condicionada caso se verifiquem grandes constrangimentos de circulação.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend