Resoluções para 2020: frequentar livrarias independentes

Livraria Esperança, num antigo palácio do Funchal, é uma das maiores do mundo. Fotografia: Maria João Gala /Global Imagens
Certa vez, um entrevistado que lia um número admirável de livros por ano explicou como fazia: transportava sempre consigo um exemplar e puxava dele nos tempos mortos, em vez de olhar para o telemóvel e deambular pelas redes sociais. Nestas livrarias independentes e de rua tanto há obras acabadas de sair como fundos de catálogo, porque uma boa leitura não tem prazo de validade.

1. Centésima Página, Braga

A literatura infanto-juvenil é uma das apostas desta livraria, com cafetaria e jardim, na Casa Rolão. Vale a pena parar para espreitar o catálogo, dirigido a vários públicos, ou somente para beber um café e comer uma fatia de bolo.

Fotografia: Cristiana Milhão / Global Imagens

2. Flâneur, Porto

Comprar um livro aqui é diferente, e não é só pelo embrulho com marcas de carimbos e pássaros de papel. Os livros são escolhidos a dedo, quem vende sabe do que fala, é-se recebido com poemas, lugares sentados e algumas promoções.

 

3. Gigões & Anantes, Aveiro

Aqui há milhares de livros ilustrados selecionados, entre novidades e stock antigo, para crianças e adultos. Estes últimos deixam-se encantar, sobretudo, pelos livros pop-up e pelas marionetas artesanais de Jorge Sequeira.

 

4. Under the Cover, Lisboa

É uma livraria independente, que aposta em livros e revistas internacionais fruto de seleção criteriosa. As publicações, de diversos países, apresentam temáticas como desporto, viagens, moda, fotografia, literatura ou música.


5.
Livraria Esperança, Funchal

Mais de 107 mil livros, todos com a capa exposta, recheiam esta livraria, fundada em 1886 e instalada num antigo palacete. Dali saem encomendas para o resto do país, até porque algumas edições já não se encontram noutro lado.

Fotografia: Maria João Gala /Global Imagens

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

 




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend