Resoluções para 2020: fazer o Caminho de Santiago

Cascatas do rio Barosa, perto de Caldas de Reis. Fotografia: Leonel de Castro/Global Imagens
São vários os caminhos para Santiago de Compostela, na Galiza. Quase tantos como as motivações de quem os percorre: fé, aventura, turismo, desejo de testar os limites físicos, conhecer pessoas ou, simplesmente, estar consigo mesmo.

Há quem vá em família, com amigos ou a solo. A pé, de bicicleta, até a cavalo. O primeiro passo é escolher a rota. Arrancando em Portugal, há o Caminho da Costa, o Caminho Interior ou o Caminho Central. Este último é dos mais concorridos: são mais de 240 quilómetros, só do Porto a Santiago. E é por ele que vamos.

Nos meses anteriores à partida, convém fazer exercício diário e desenhar um plano de etapas. A mochila não deve ultrapassar 10% do peso corporal e o calçado quer-se usado e adaptado às condições meteorológicas. Estas são só algumas sugestões para desfrutar do caminho, rico em monumentos, paisagens e boa mesa.

1. Comer num antigo lagar

A pouco mais de dez quilómetros de Ponte de Lima fica O Lagar de Valinhas, especialista em bacalhau. Este restaurante-museu, nascido de um lagar do século XIX, preserva várias peças desse tempo e tem uma esplanada junto ao rio Nevoinho.

2. Comprar doces a freiras

Já do lado espanhol, em Tui, compra-se doces a freiras em clausura, no Convento das Clarisas, conhecido como “Las Encerradas”. Basta tocar à campainha e aguardar que venham à janela com os seus pececitos de Almendra, entre outros bolos.

Fotografia: Leonel de Castro/Global Imagens

3. Provar polvo à galega

Ao entrar na Casa Fidel O Pulpeiro, em Pontevedra, é-se logo atraído pela imagem de Luisa Rodriguez Lopez a tirar de uma enorme panela polvos cozidos que corta às rodelas, com uma tesoura, para uma base de madeira. Está a preparar o típico pulpo á feira, temperado com sal, pimentão e azeite, que vale bem uma paragem.

Fotografia: Leonel de Castro/Global Imagens

 

4. Tomar banho em cascatas

Entre Pontevedra e Caldas de Reis, uns cinco quilómetros antes desta última, há um cenário ideal para banhos. Basta fazer um desvio de 300 metros para chegar às cascatas do rio Barosa. Aí existem moinhos, árvores, mesas de piquenique e um bar.

Fotografia: Leonel de Castro/Global Imagens

 

5. Abraçar o apóstolo

O abraço à estátua do apóstolo e a visita ao seu túmulo são ritos de peregrinação a cumprir, atingida a Catedral de Santiago de Compostela. São vários os motivos de visita, entre eles, o Botafumeiro, um incensário com 53 quilos.

Fotografia: Leonel de Castro/Global Imagens

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend