Resoluções para 2020: passear por rios internacionais

Rio Tejo. (Fotografia: Reinaldo Rodrigues/GI)
Douro, Tejo e Guadiana. Os extensos rios que atravessam Portugal e Espanha são cenário para uma pausa no apressado quotidiano, indicando o caminho para umas férias sossegadas e um 2020 mais calmo.

A beleza natural e paisagística podia ser, por si só, razão para os incluir numa lista de resoluções, mas também a calma e tranquilidade que conseguem trazer a um dia a dia que é, muitas vezes, apressado. A nova década que está à porta merece ser desfrutada ao longo do Douro, Tejo e Guadiana, rios internacionais que hidratam e atravessam o território ibérico, uma escolha perfeita pela sua extensão e diversidade de oferta ao longo das margens, a pé, sob rodas ou de barco.

Com os seus mais de mil quilómetros de comprimento, que ligam a Serra de Albarracim, Espanha, a Lisboa, o Tejo pode e deve ser companhia de passeios em locais como Constância, Vila Velha de Ródão, Almourol ou Abrantes, em esplanadas viradas para si ou para passeios de barco ao pôr do sol em dias soalheiros. A norte, os vales e encostas do Douro, que a UNESCO classificou Património Mundial, são palco para passeios guiados pelo vinho, dando a conhecer melhor enoturismos em concelhos como Peso da Régua, Vila Real, Lamego, Tabuaço ou Foz Côa. Mais a sul, há múltiplas paragens para comer e beber ao longo do Guadiana, o rio antes dominado por mineiros e pescadores, e que liga Alentejo e Algarve, de Alcoutim até Vila Real de Santo António.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend