Re-Coffee: A marca portuguesa que faz sapatilhas com borra de café

Estas sapatilhas são feitas com borra de café e borracha reciclada. (Fotografia: Re-Coffee)
A start-up de Vila Nova de Famalicão criou uma linha de sapatilhas vegan feitas com "coffee leather", um material à base de borras de café e borracha reciclada. A marca acaba de lançar uma loja online.

“Rethinking your coffee” (repensar o teu café), é o desafio proposto pela Re-Coffee, uma marca desenvolvida por quatro jovens empreendedores em Vila Nova de Famalicão, e que tem como missão dar uma nova vida a um subproduto, que de outra forma acabaria no lixo. O mentor do projeto é Rui Monteiro, formado em Engenharia de Materiais, pela Universidade do Minho, e criador do coffee leather, um material feito com 50% de borra de café e 50% de borracha reciclada.

Equipa Re-Coffee (Fotografia: Re-Coffee)

 

A ideia de usar borras de café para criar um material utilitário surgiu-lhe, justamente, “sentado à mesa de um café”, conta. “Lembrei-me de perguntar quantos quilos de borra de café produziam por dia e fiquei a pensar numa forma de as reaproveitar “. Daí até chegar ao resultado final e às suas aplicações foi um longo caminho de pesquisa e experiências. Rui esteve “cerca de um ano a desenvolver o material”, numa empresa produtora de componentes de calçado, onde já trabalhava, e que lhe deu a oportunidade para explorar a ideia. Rapidamente percebeu o potencial da matéria-prima, e no final de 2019 lançou o primeiro produto, a linha de sapatilhas Kaffa (batizadas em homenagem à região de origem da planta do café).

Em cada par de sapatilhas são usadas as borras de cerca de 33 cafés expressos, aliando o revestimento em coffee leather, com o interior em fibra de coco, a palmilha em poliuretano reciclado, e a sola produzida com 30% de borra de café e 70% de borracha reciclada. “O coffee leather é um material diferenciador e versátil. Além de ter um aroma muito agradável e suave a café acabado de fazer, a borra tem também propriedades anti-UV, o que faz com que não envelheça tão rapidamente como a pele e com que o pé não aqueça tanto”, explica Rui.

 

Um objetivo bem vincado da Re-Coffee é criar soluções mais ecológicas de calçado e não só, combinando a borra de café com outros materiais reciclados e/ou naturais, para desenvolver produtos que sejam “sustentáveis, reciclados e recicláveis”. Além das sapatilhas da linha Kaffa – disponíveis em sete cores diferentes, que fazem referência ao universo do café: do latte machiatto, ao red velvet (a cor do fruto do café) -, já estão a ser pensados novos produtos para lançar no futuro, que vão desde outros modelos de calçado, a mochilas e bolsas. Para já, estas aromáticas e inovadoras sapatilhas podem ser compradas na recém-lançada loja online da Re-Coffee.

Re-Coffee
instagram.com/_recoffee




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend