Publicidade Continue a leitura a seguir

Rali de Portugal: preparação para a corrida com uma visita ao Museu do Rali, em Fafe

No Museu do Rali, há réplicas e carros originais. (Fotografia de Pedro Correia/Global Imagens)

Publicidade Continue a leitura a seguir

Numa cidade que vibra, como poucas, com as emoções do automobilismo, abrimos as portas do Museu do Rali. Em Fafe, um sonho de um conjunto de fafenses apaixonados pelos motores, membros do Clube Automóvel de Fafe, foi apadrinhado pela Câmara Municipal e ganhou vida durante a pandemia. Da coleção particular de José Pereira, presidente do clube, vieram uns quantos exemplares. Depois, o museu foi ganhando mais força com a chegada de outros carros cedidos por aficionados das quatro rodas espalhados um pouco por todo o país. Desde carros originais, réplicas e reconstruções, o currículo das grandes lendas dos ralis, os fatos, as fotografias, os vídeos e, acima de tudo, as memórias que aqui são reavivadas.

José Pereira lidera o Clube Automóvel de Fafe que, com o apoio do Município local, dinamiza este museu.
(Fotografia de Pedro Correia/Global Imagens)

Todos os meses há novos carros, exposições temporárias dedicadas a um piloto ou a um modelo específico.
(Fotografia de Pedro Correia/Global Imagens)

Um espaço que não completou ainda um ano de existência mas que já foi visitado por mais de duas mil pessoas e que vai oferecendo diversidade nos motivos de interesse. Todos os meses há novos carros, exposições temporárias dedicadas a um piloto ou a um modelo específico. Um espaço com sinal verde para quem quiser recordar as aceleradelas do passado.

A DESTACAR

1 | Pela ligação que sempre teve aos troços de Fafe, o já falecido piloto escocês Colin McRae é um mito por estas paragens. Um Subaru que por ele foi conduzido é uma das atrações do Museu.

2 | Lado a lado as recriações do Toyota Celica com que Didier Auriol acelerou na década de 90 e o Lancia Delta Integrale que Carlos Bica conduziu ao tetra campeonato nacional de ralis.

3 | José Pereira lidera o Clube Automóvel de Fafe que, com o apoio do Município local, dinamiza este museu onde podem ser observadas de perto as máquinas que fazem a história do automobilismo nacional e internacional.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.