Quatro sugestões para o São Martinho, de norte a sul

Com castanhas, visitas a adegas e muito vinho, esta festividade celebra-se um pouco por todo o país.

Almoço com castanhas no Boeira Garden (Vila Nova de Gaia)
11 de novembro, das 12h às 15h

O restaurante Raízes, do hotel Boeira Garden, propõe um menu de almoço que tem as castanhas como protagonistas. A refeição inicia-se com sopa de cogumelos e castanhas, seguindo-se o prato principal, lombinho de porco, acompanhados de castanhas, abóbora e broa. Para sobremesa há pudim de castanha. Este Menu Experience é ainda complementado por couvert (pão e manteiga), uma bebida e café, além de castanhas assadas. Está disponível por 16 euros, entre as 12h às 15h. O jantar deste dia é à carta mas também tem castanhas assadas como oferta. Recomenda-se reserva através dos contactos [email protected] ou 969500358.

Pop-up de São Martinho no Hub Criativo do Beato (Lisboa)
13 de novembro, das 12h às 17h.

A Praça no Hub Criativo do Beato ainda não abriu oficialmente portas, mas vai aproveitar o São Martinho para um evento gastronómico com as tradicionais castanhas assadas, água-pé e sopa da pedra de Almeirim. A água-pé é do produtor Rodrigo Filipe do Humus e para servir a sopa, a Praça convidou a Confraria da Sopa da Pedra de Almeirim. Haverá ainda provas de degustação de vinhos e de produtos de charcutaria e queijos, todos de pequenos e médios produtores portugueses. O menu Magusto composto por castanhas, sopa da Pedra, um copo de água-pé e uma fatia de bolo de castanha custa 16 euros. Quem preferir pode comprar apenas o que deseja comer. A entrada faz-se pela Travessa do Grilo e o acesso é gratuito. Recomenda-se a reserva através do site: apraca.pt/pages/s-martinho-na-praca.

São Martinho transmontano na Casa Fontes (Vila Pouca de Aguiar)
12 a 14 de novembro

Na mesma família há 51 anos, este hotel situado no centro da vila termal de Pedras Salgadas, em Vila Pouca de Aguiar, preparou um São Martinho tipicamente transmontano, onde não vão faltar as castanhas da região nem o calor da lareira. O programa começa sexta-feira. O check-in faz-se a partir das 16h e o jantar é livre. A partir das 21h30 os donos da casa e convidados contam histórias daquela vila. Sábado, depois do pequeno-almoço, sugere-se uma saída para apanhar castanhas e visitar o Castanheiro de Vales, uma árvore majestosa, localizada em propriedade privada, por onde se chega atravessando paisagens agrícolas e florestas. Há, depois, almoço na ceira e, às 17h, vê-se o pôr-do-sol na Serra da Padrela. O jantar será confecionado por Maria Luísa com produtos locais, castanha, cogumelos e Doc Transmontano. Para domingo sugere-se a caminhada Time OFF, pelo interior de Santiago até Parque de Lazer Sabroso. Preço por pessoa: em quarto duplo 95 euros (duas noites), inclui alojamento, pequeno almoço, jantar de sábado e almoço na ceira (com pré-reserva). Reservas e mais informações: 259434 231 e casafontes.com/pt.

 

Vinho novo na Adega José de Sousa (Reguengos de Monsaraz)
Até 30 de novembro, das 11h às 15h

“No dia de São Martinho, vai à adega e prova o vinho”, diz o ditado popular. E para celebrar este dia, a Adega José de Sousa preparou um programa com provas de vinho e produtos regionais. Esta adega alentejana é uma das mais antigas da região. Inclui dois espaços para a produção de vinhos: a Adega dos Potes, com 114 talhas de barro, onde ainda se utiliza um método de fermentação ancestral, e a Adega Moderna onde estão 44 tanques de inox. O programa inclui visita guiada à adega nova, lagares e adega dos potes; prova de vinho novo e de outros dois vinhos (Monte da Ribeira Branco e Puro Talha Tinto); degustação de queijo de ovelha, enchidos, pão alentejano e azeite e oferta de um Kit São Martinho, composto por uma garrafa de vinho e um pequeno saco de castanhas para assar em casa. Preço por pessoa: 22,5 euros. As crianças pagam 7,50 euros e as famílias (dois adultos e duas crianças) 54 euros. Reservas pelo número 918269569 ou email E-mail: [email protected].

 

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend