Quatro inspirações para começar a saltar à corda

(Fotografia: Tima Miroshnichenko/Pexels)
Tantas vezes visto com uma brincadeira de crianças, o saltar à corda pode ser um treino completo, ajudando a tonificar o corpo e a perder peso. E não precisa de ser feito sempre da mesma forma, há movimentos, passos e autênticas coreografias que tornam todo o exercício mais divertido, mas também mais exigente. Nestas três contas de Instagram e YouTube aprende-se por onde começar e como evoluir.

LAUREN JUMPS

Hipnotizantes, divertidos e motivadores – assim são os vídeos de Lauren Flyman, seguidos por mais de 200 mil pessoas na sua conta de Instagram (/lauren.jumps), que ainda não atingiu um ano. A técnica da inglesa – que inclui quase uma espécie de dança com complexos movimentos de pés e braços, enquanto salta – é impressionante, mas nem sempre foi assim. Como se percebe pelos primeiros vídeos, houve uma evolução enorme, que é encorajadora para quem começa, sobretudo porque Lauren não se coíbe de mostrar a corda a atingir-lhe a cara ou a entrançar-se nas pernas. Atualmente, partilha rotinas com a corda – algumas das quais nem incluem saltos -, e tutoriais de passos específicos, como o The Mic Release ou The Boxer Step, e de coreografias, às quais Lauren lhes chama Fancy Footwork Tutorial. Desde novembro passado, Lauren também está presente no YouTube.

DICAS DO SALGUEIRO

Bruno Salgueiro (Fotografia: Isabel Saldanha)

No canal de YouTube de Bruno Salgueiro, onde se encontram mais de 600 vídeos publicados, alguns deles são dedicados ao salto à corda. Aprender a posicionar os pés e os pulsos para saltar corretamente, escolher a corda ideal e como fazer saltos duplos, são os temas de três vídeos que o entusiasta das artes marciais partilha com aqueles que o acompanham. Alguns dos vídeos da coleção “Treina comigo em casa”, que arrancou durante o primeiro confinamento, também incluem exercícios de salto à corda, caso dos treinos número 24 (respiração e técnica de corda) e número 36 (corda e boxe).

JUMP ROPE DUDES

Os norte-americanos Dan e Brandon pretendem, com o seu canal de YouTube, ajudar quem os vê a ter um corpo mais tonificado incorporando o salto à corda nos treinos. Desde vídeos para iniciantes até treinos intensos de 10 a 30 minutos, passando por dicas de nutrição e vlogs, há um pouco de tudo entre os mais de 700 vídeos lançados. Há treinos baseados no número de calorias que se pretende queimar, das 250 às 1000, vídeos onde são ensinados movimentos específicos e outros que ajudam a prevenir lesões enquanto se salta.

ONDE COMPRAR CORDAS DE SALTAR

Decathlon

Apresenta cordas de várias cores e para diferentes fins, como cross training, prática de interior e cardio training, algumas delas com lastros amovíveis. Há ainda uma com contador. Os preços arrancam em 1,95 euros e podem alcançar os 13 euros.

SportZone

Cordas leves e ajustáveis em plástico, cordas em couro para treinos de resistência cardio ou em aço para saltos de velocidade são algumas das opções na SportZone, cujos preços começam nos 2,99 euros e vão até aos 12,99 euros.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend