Publicidade Continue a leitura a seguir

Projeto cultural “Portas do Sol” vai dar a conhecer o centro histórico da Covilhã

(Fotografia: Miguel Pereira da Silva/GLOBAL IMAGENS)

Publicidade Continue a leitura a seguir

A Câmara da Covilhã vai lançar o “Portas do Sol”, um projeto cultural e turístico baseado no património material e imaterial, com o objetivo de promover, potenciar e dar a conhecer o centro histórico da cidade. Os conteúdos estão agora a ser recolhidos e definidos, e vão dar grande relevo à história e figuras de cada local, bem como à história da indústria dos lanifícios na cidade e à sua recente integração na Rede das Cidades Criativas da UNESCO.

O projeto será desenvolvido através das novas tecnologias, contando com uma ferramenta que dará a conhecer ao visitante as histórias e curiosidades de cada local, disse a vereadora da Cultura na Câmara da Covilhã, Regina Gouveia.

Para esta responsável, tal permitirá “comunicar mais e melhor” o território e de “uma forma estratégica”, dado que “a qualquer hora o visitante poderá ter acesso aos conteúdos”, sem serem necessárias marcações prévias, cumprimento de horários ou de um acompanhamento específico. “Trata-se de uma experiência muito inovadora ao nível dos centros históricos, porque passamos a não ter um centro histórico apenas disponível nos locais que têm guias ou recursos humanos que possam transmitir a história local, passando a estar disponível a qualquer hora no próprio espaço”, afirmou.