Chama-se Projecto Matéria, mas é de pessoas que se fala. Da Irene Cubo, que não consegue dormir se achar que as suas ovelhas estão com sede. Do João Pinóia, orgulhoso produtor de maçã riscadinha de Palmela. Da Dona Elisa Augusta, que aos 88 anos continua a fazer enchidos tal qual aprendeu na infância. Fala-se de “produtores nacionais que se entregam com paixão àquilo que fazem, são os guardiães do território, do saber fazer e do conhecimento”, anuncia a página inicial do site, lançado em abril.
A plataforma online é uma espécie de compilação dos lugares e pessoas que João Rodrigues – chef do restaurante Feitoria (com uma estrela Michelin), no Hotel Altis Belém, em Lisboa – conheceu nos últimos anos ao leme do Matéria, um projeto sem fins lucrativos que iniciou em 2015, e cujo objetivo é “promover os produtores nacionais com boas práticas agrícolas e produção animal em respeito pela natureza e meio ambiente, enquanto elementos fundamentais da cultura portuguesa”, pode ler-se em comunicado.
Esta procura pelo que de melhor se faz em Portugal foi motivada pelo desejo de reformular a carta do Feitoria, dando-lhe uma identidade mais nacional. “Queria usar produtos nacionais específicos, éticos, e havia pouca informação concisa. Senti que devia responder à questão: o que é que eu, como cliente, quero de uma experiência gastronómica em Portugal? É esta pergunta que está na génese do projeto Matéria”, conta o chef.
Depois das primeiras visitas a produtores de norte a sul do país, nasceu o Menu Matéria, uma viagem à mesa conduzida pelos produtos genuínos da gastronomia portuguesa, a sua origem, as histórias e as pessoas que os fazem. “Quando os consumidores sabem de onde vêm os produtos, mais facilmente os valorizam”, defende João. Depois vieram os Jantares Matéria, como forma de sensibilizar a comunidade gastronómica para o assunto, e a rede foi crescendo, juntando outros chefs de cozinha e amantes da gastronomia nessa procura.
A divulgação passou a ser o principal objetivo, e com a chegada de financiamento por parte do Turismo de Portugal, nasceu finalmente o site, uma base de dados pública de produtores nacionais. “O que nós queremos com o site é partilhar a informação, para que toda a comunidade possa usufruir e ajudar a construir esta rede”, assume o chef.
Ao todo, são 50 as histórias que agora encontram lugar no Projecto Matéria, e mais se vão juntar entretanto. João continua a viajar pelo país, seguindo as sugestões que lhe chegam de outros chefs de cozinha e da própria comunidade – existe uma secção no site para quem quiser contribuir para aumentar a rede de produtores.
Um mapa ajuda a perceber a distribuição geográfica dos projetos que são divulgados no site, e há ainda um calendário para consultar os produtos da época, de forma a promover o consumo dos mesmos. Aos produtores juntam-se também alguns exemplos de outros projetos ligados à gastronomia, como mercearias e artesãos, que de uma maneira ou de outra ajudam a preservar a identidade gastronómica portuguesa.