Programas para fazer com os mais novos, de Lisboa ao Algarve

Programas para fazer com os mais novos, de Lisboa ao Algarve
Escola de Equitação Rui Barroso. (Orlando Almeida/GI)
Nove sugestões de programas para fazer em família, na reta final do verão, ao longo da zona Sul, de Lisboa até ao Algarve.

Observar golfinhos no Tejo

LISBOA Nos novos passeios de barco do Oceanário pelo rio Tejo, avistam-se golfinhos e alerta-se para a sua preservação.

Por norma, as atenções estão viradas para as mais de 500 espécies marinhas que vivem nos sete milhões de litros de água salgada do Oceanário de Lisboa. Que o digam os mais de 25 milhões de visitantes que já passaram por este ícone do Parque das Nações desde que abriu, há duas décadas. Mas esta nova experiência leva miúdos e graúdos para fora do maior aquático da capital, aos fins de semana. Numa parceria com a Terra Incógnita, surgiram este verão os passeios de barco para observar golfinhos na foz do Tejo, na companhia de um biólogo marinho, numa missão para os conhecer melhor e apelar à sua preservação. Além destes amigos, nestes passeios em lancha com duração de duas horas e meia é habitual avistarem-se ainda gansos-patolas, andorinhas-do-mar e corvos-marinhos nesta fronteira entre rio e mar.

Experiência Golfinhos no Tejo. Oceanário de Lisboa. Esplanada D. Carlos I, Lisboa. Tel.: 218917000. Preço: passeio desde 48 euros. Só para maiores de seis.

Os passeios no Tejo do Oceanário. (Foto: DR)

 


Passeio zoológico com novas crias

LISBOA O verão trouxe novas ninhadas de suricatas ao Jardim Zoológico, que sopra 137 velas e ganhou outras crias no último ano.

O verão, mesmo na sua reta final, é sinónimo de descomplicar. É o mesmo que dizer “Hakuna Matata”, a expressão cantada a pulmões cheios por Timon de “O Rei Leão”, a suricata mais famosa do mundo, que ficará para sempre no imaginário coletivo. É também o animal que dá nas vistas em Sete Rios, por estes dias, com o nascimento de duas ninhadas de suricatas no Jardim Zoológico que já exploram o território exterior, depois das primeiras semanas mais escondidas no subsolo. É a desculpa perfeita para revisitar o parque que traz a selva ao centro lisboeta, há já 137 anos, e onde habitam cerca de 300 espécies. Quem não entra há algum tempo, tem outras novidades para conhecer: no final do ano passado nasceram seis pequenos viados-da-birmânia e esta primavera trouxe cangurus-vermelhos, por exemplo.

Jardim Zoológico de Lisboa. Praça Marechal Humberto Delgado, Lisboa. Tel.: 217232900. Das 10h às 10h. Não encerra. Preço: bilhetes desde 13,78 euros. Grátis para menores de três.

Jardim Zoológico de Lisboa. (Foto: Carlos Nunes)

 


A maior exposição europeia de Lego

LISBOA Do Titanic às naves de “A Guerra das Estrelas”, há mais de 100 construções e cinco milhões de peças Lego para ver no Centro de Congressos.

Para quem não teve oportunidade de a ver antes na Cordoaria Nacional, a maior exposição europeia de modelos feitos com Lego está no Centro de Congressos de Lisboa. É a última chamada para ir ver a exposição, disponível só até 19 de setembro, que soma 100 construções e cinco milhões de peças. Entre as maquetes expostas, destaque para o navio Titanic, com onze metros de comprimentos e três de altura; as naves da saga “A Guerra das Estrelas”; instrumentos musicais; ou a Montanha Erebor, um dos cenários de “O Senhor dos Anéis”, cujas 120 mil peças levaram mais de um ano a montar. Além da exposição, há ainda uma zona de diversão, onde qualquer um pode meter mãos e imaginação à obra e construir os próprios modelos

Exposição Peças Lego. Centro de Congressos de Lisboa. Praça das Indústrias, 1, Lisboa. Tel.: 932226168. Das 10h às 20h. Não encerra. Preço: bilhetes desde 10 euros. Grátis para crianças até 95cm de altura.

A exposição da Lego. (Foto: DR)

 


Galopar para todas as idades

CASCAIS Na Quinta da Marinha, há aulas para iniciantes e experientes na Escola de Equitação Rui Barroso, que ensina a andar a cavalo em ambiente familiar.

Há década e meia que Rui Barroso ensina a arte da equitação para todas as idades, na escola que batizou com o seu nome e que gere com a mulher, Rosário, e os filhos. Na Quinta da Marinha, em pleno Parque Natural Sintra-Cascais, há aulas para todos os níveis de aprendizagem a partir dos seis anos, das sessões com iniciantes às de picadeiro, onde se trabalha o trote, galope e o salto, dos 30 aos 50 minutos. Além dos benefícios de um desporto ao ar livre, a equitação ajuda na “autoconfiança, concentração e sentido de responsabilidade” dos mais novos, explica Rosário. Contínua e diária é a atenção e o cuidado em torno dos 20 cavalos desta escola, desde o mais velho, o V Glamour, com vinte anos, ao pequeno Quimba, de apenas um ano. Também se organizam passeios a cavalo pelas dunas do Guincho e pelos trilhos da Peninha, ponto alto da Serra de Sintra.

Escola de Equitação Rui Barroso. Centro Hípico da Quinta da Marinha, Cascais. Tel.: 912654464. Das 09h às 18h. Não encerra. Preço: pacotes de quatro aulas a 120 euros.

A Escola de Equitação Rui Barroso. (Foto: Orlando Almeida/GI)

 


Entre ruínas junto à praia

TRÓIA Junto ao concorrido areal da península, as Ruínas Romanas de Tróia permitem passeios com História e ao ar livre, por este antigo centro de salga de peixe.

Com dois quilómetros de extensão e totalizando cerca de 200 tanques ao longo da margem esquerda do Sado, as Ruínas Romanas de Tróia são o maior centro de salga de peixe do Império Romano, ocupado até ao século VI. Acredita-se que aqui tenham vivido e trabalho 1500 pessoas. A poucos metros do popular areal desta península, podem visitar-se e caminhar entre fábricas, casas, túmulos e zonas de banhos quentes e frios, descobertos há 500 anos. Volta e meia, há motivos para voltar e (re)visitar, até porque o local arqueológico cresce quase todos os anos, à medida que novos tanques de salga são descobertos por via de escavações ou da erosão natural. Os passeios pelas ruínas podem ser feitos ao gosto e ritmo de cada um, mas quem preferir aprofundar o conhecimento histórico, pode optar pela visita guiada. Entretanto, se o calor apertar, o mar está mesmo ali ao lado.

Ruínas Romanas de Tróia. Tróia Resort, Tróia. Tel.: 939031936. Das 10h às 13h e das 14h30 às 18h. Encerra segunda e terça. Preço: desde seis euros. Grátis até aos 12 anos.

As ruínas romanas de Tróia. (Foto: Paulo Spranger/GI)

 


Na mina, entre morcegos

GRÂNDOLA Na Aldeia Mineira do Lousal, há centro de ciência, museu, lagoas coloridas e uma antiga mina que se pode visitar, onde moram centenas de morcegos.

A Aldeia Mineira do Lousal, onde funcionou uma das maiores extrações de pirite do século XX, é o palco para um programa em família sem pressas, às portas de Grândola. Até porque há muito para fazer. O Museu Mineiro mostra a maquinaria usada debaixo do solo e o quotidiano dos mineiros que ali viveram, enquanto o Centro de Ciência Viva descodifica a ciência de forma interativa. Junto às lagoas de cor verde e vermelha, que ganham este tom pelas suas águas ácidas, é possível equipar-se a rigor e entrar-se na Galeria Waldemar, zona da antiga mina aberta ao público, com piso regular, espaçosa o suficiente e acessível a qualquer idade. Lá dentro, é habitual avistarem-se morcegos, o que torna a atividade ainda mais surpreendente. Na aldeia também há espaço para um centro de artesanato e um restaurante de cozinha tradicional.

Aldeia Mineira do Lousal. Avenida Frédéric Velge, Lousal. Tel.: 269750520. Das 10h00 às 18h00. Encerra segunda. Preço: visitas à mina desde seis euros.

Aldeia Mineira do Lousal. (Foto: Leonardo Negrão/GI)

 


T-Rex e submarinos virtuais

ESTREMOZ No Museu Ciência Viva, onde se alia teoria e prática em temas como geologia e evolução humana, também cabem uma réplica de T-Rex e um submarino virtual.

Já funcionou como hospital público e convento, mas na última década e meia tem servido o mundo da ciência de forma divertida, intuitiva e didática, aliando painéis informativos com jogos e instalações para meter as mãos na massa. Pelas salas de exposição do Museu Ciência Viva de Estremoz, as temáticas vão variando, da geologia desta cidade às tabelas periódicas, ao sistema solar, vulcões e sismos, sem esquecer as diferentes energias que usamos no dia-a-dia, a evolução humana, a preservação do planeta e a sustentabilidade. Dois dos ex-líbris do espaço são a réplica de T-Rex que aqui “vive” e o submarino com realidade virtual que permite navegar pelo oceano, sem sair do mesmo sítio. É um museu ideal para turmas e famílias.

Museu Ciência Viva de Estremoz. Convento das Maltezas, 62A, Estremoz. Tel.: 268334285. Das 10h às 18h. Encerra segunda. Preço: bilhete desde três euros.

Museu Ciência Viva de Estremoz. (Foto: Leonardo Negrão/GI)

 


Novo bar algarvio com piscina

ALMANCIL O Hide Pool Club junta petiscos e mergulhos na piscina no mesmo local e é a novidade de Vale do Lobo. Durante o dia, há tacos, hambúrgueres ou gelados.

Criado pela mesma equipa do lisboeta Praia no Parque, o Hide Pool Club é a novidade do verão em Vale do Lobo, Almancil. Com camas balinesas, espreguiçadeiras, zona de relvado e uma piscina que pode ser usada por qualquer comensal, o novo bar e restaurante algarvio é a resposta para um dia de petiscos e mergulhos sem sair do mesmo sítio. E se de noite há DJ, jantares e cocktails, durante o dia dia reina o menu mais leve, com opções para todas as idades. Entre as propostas estão burratas, saladas, tigelas de açaí, hambúrgueres, guacamole com nachos, tacos, gelados, tartes e cheesecakes. Se por acaso baterem as saudades do areal, a ampla Praia de Vale do Lobo está a uma distância de apenas cinco minutos de carro.

Hide Pool Club. Rua dos Jacarandás, Vale do Lobo. Tel.: 969921106. Das 12h às 02h. Não encerra. Preço: petiscos desde 10 euros; gelados a quatro euros.

O Hide Pool Club, em Vale do Lobo. (Foto: DR)

 


Acampar em família

VILA DO BISPO Junto à Praia da Salema, em Budens, acampa-se em família e na natureza, em casas de madeira e tendas tipi. O Salema Eco Camp está de cara lavada.

Pelos 12 hectares do Salema Eco Camp, a premissa é só uma: acampar com conforto e na natureza do barlavento algarvio. Para dinâmicas familiares, o ideal são as casinhas de madeira, equipadas com kitchenette, casa de banho, dois quartos, terraço e capacidade para cinco. Já nas tendas tipi, com mini-frigorífico, camas de rede no exterior e zona de barbecue, cabem até quatro pessoas. O projeto surgiu há cinco anos mas foi remodelado há dois. Em plena zona montanhosa junto do mar, o parque de campismo tem loja de produtos regionais, mercearia, restaurante e organiza aulas de surf, passeios de caiaque ou workshops de olaria, por exemplo. Ali perto está a Praia da Salema, conhecida pelas arribas onde há vestígios de dinossauros.

Salema Eco Camp. Praia da Salema, Budens. Tel.: 282695201. Preço: casas de madeira desde 90 euros; tendas tipi desde 55 euros.

Salema Eco Camp, em Budens. (Foto: DR)

 

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend