Programas para comemorar o São Pedro, de norte a sul e ilhas

São Pedro na Afurada. (Fotografia de Pedro Kirilos/GI)
Depois da festa de São João, chega a de São Pedro. É já na próxima quarta-feira que se assinala o dia daquele santo. Em diferentes pontos do país, há celebrações em sua honra, envolvendo rituais de devoção, sardinhadas, marchas populares, espetáculos e outros divertimentos.

Afurada (Gaia)
Festejos rente ao douro
Até 4 de julho
Dois anos depois, as festas de São Pedro d’Afurada, em Vila Nova de Gaia, estão de volta às ruas. Por estes dias, e até 4 de julho, não faltam propostas para acompanhar naquela terra cheia de história e de tradições, muito ligada à pesca, na margem esquerda do rio Douro. Da música à comédia, sem esquecer os rituais de devoção ao santo padroeiro dos pescadores e as marchas populares, agendadas para este sábado, à noite.
Em cartaz estão projetos musicais de diversos géneros, do fado ao hip hop, passando pela música popular e pelos cantares ao desafio. O leque de artistas convidados inclui, por exemplo, Santamaria (sobem ao palco já nesta sexta, às 22h), Julinho KSD (dia 28), Calema (dia 1), Carolina Deslandes (dia 2) ou Bandalusa (dia 3). A noite de 29 é dedicada ao fado (destaca-se a participação de Luís Trigacheiro, entre outros nomes); e a noite de 30 está reservada para a comédia, com atuações dos humoristas Fernando Rocha, João Dantas e Alexandre Santos.
No domingo, dia 3, às 10h, há missa na Igreja de São Pedro da Afurada e, às 16h, procissão, seguida de descarga de morteiros. Os festejos chegam ao fim no dia 4, com um espetáculo de Augusto Canário e Amigos e, à meia noite, fogo de artifício. Pelo meio, vale a pena saborear os pratos de peixe nos restaurantes locais.

A procissão de São Pedro na Afurada. (Fotografia de Pedro Kirilos/GI)


Póvoa de Varzim
Uma data redonda
De 25 de junho a 3 de julho
As Festas de São Pedro, na Póvoa de Varzim, arrancam já amanhã, às 12h, com uma sardinhada na Praça Marquês de Pombal; e o acender das luzes comemorativas, à noite, nos bairros de Mariadeira, Regufe, Belém, Sul, Norte e Matriz. Mas a programação, em curso até dia 3, engloba mais iniciativas, como desfiles, concertos e exposições.
Numa altura em que se assinala o 60º aniversário das Festas de São Pedro na Póvoa, não poderiam faltar as noitadas. A primeira, que promete animação, sardinhas e vinho pelas ruas da cidade, até amanhecer, acontece de terça para quarta (sendo que, à meia noite, tem lugar um espetáculo de fogo de artifício com música). No Dia de São Pedro, há missa na Igreja da Lapa, às 11h; e, às 16h, sai da Igreja Matriz a procissão que integra os três santos populares: São Pedro, São João e Santo António. Mais tarde, Tony Carreira atua no Largo Vasques Calafate.
A segunda noitada, na próxima sexta, é novamente marcada por sardinhadas e fogo de artifício, desta feita, em cada bairro. No dia seguinte, há Espetáculo das Rusgas, no Estádio do Varzim.
A fechar o programa, no domingo, pelas 21h, está o Cortejo Luminoso das Rusgas – oportunidade para ver antigos componentes das Rusgas com trajes e acessórios de outras épocas, a pretexto dos 60 anos das festividades.

Celebrações na Póvoa (Fotografia de Amin Chaar/GI)


Espinho
De 29 de junho a 3 de julho
O desfile e arruada Rusga de São Pedro, no dia 1, e a procissão que percorre as ruas, no dia 3, são dois destaques do São Pedro d’Espinho, que tem início na quarta-feira. Os 80 anos da capela dedicada ao padroeiro da terra também são assinalados na festa, que não se cinge à religião, abrangendo fogo de artifício, concursos e concertos – com grupos como My Cousin Rocks, Remédio Santo ou Tekos.

O São Pedro em Espinho. (Fotografia de Ivo Pereira/GI)


Porto de Mós
De 25 de junho a 3 de julho
As Festas de São Pedro regressam, ao fim de dois anos, tendo como tema “O nosso património” e prestando homenagem a Amélia Ribeiro, responsável pelo confeção dos célebres coscorões. O programa, apresentado pela Câmara de Porto de Mós, arranca neste sábado e estende-se até 3 de julho, com múltiplas atividades. Há atuações musicais (de nomes como Rosinha, Quinta do Bill ou Diogo Piçarra, bem como de artistas da terra), folclore, cozinha de demonstração, exposições, marchas populares, procissões, animação de rua e mais.


Sintra
Até 3 de julho
Em Sintra, as festas em honra de São Pedro de Penaferrim, padroeiro do município, estão em marcha até 3 de julho, com epicentro no Jardim da Correnteza, nas suas proximidades e na Avenida Heliodoro Salgado. Trata-se de um evento de acesso livre, organizado pela União das Freguesias de Sintra, com apoio da Câmara. Inclui espetáculos, artesanato e tasquinhas, sem esquecer os doces tradicionais.


Torres Vedras
Até 3 de julho
A Feira de São Pedro, que soma mais de 700 anos de existência, está em curso, até dia 3, no Parque Regional de Exposições, em Torres Vedras, com entrada livre. Perto de 100 expositores, artesanato, animação itinerante, bares, restaurantes e tasquinhas integram a oferta. Novidade é a realização de concertos. no parque de estacionamento da Cerca de Santa Maria – são esperados Carolina Deslandes, GNR e David Carreira.


Montijo
De 28 de junho a 4 de julho
As Festas Populares de São Pedro estão de regresso ao Montijo, a partir de terça-feira. The Gift, Matias Damásio e Dulce Pontes atuam na zona ribeirinha, e a vertente religiosa ganha força no Dia de São Pedro, feriado municipal. Nessa quarta-feira, há duas procissões. A primeira é a procissão fluvial: várias embarcações de pesca enfeitadas escoltam outra, que carrega a imagem de São Pedro da ponta do concelho (Base Aérea n.º 6) ao Cais das Faluas. Depois, segue um cortejo em direção à Igreja Matriz do Divino Espírito Santo. À noite, o centro histórico acolhe nova procissão, com andores, bandas filarmónicas e a charanga a cavalo da GNR.


Câmara de Lobos (Madeira)
De 28 de junho a 2 de julho
Concertos, celebrações religiosas e um cortejo etnográfico marcam as Festas de São Pedro, em Câmara de Lobos. Até dia 2, há muito para ver, naquela cidade piscatória da ilha da Madeira – a começar pelas marchas populares, na próxima terça, dia de espetáculo piromusical e atuação de Roni de Melo. Seguem-se, na quarta, missa e procissão em honra de São Pedro. Em cartaz estão artistas como Emanuel, Atlantic Vibes – Trio ou Calema.


Ribeira Grande (Açores)
De 25 de junho a 3 de julho
Na Ribeira Grande, em São Miguel, as festas da cidade cruzam-se com as festas de São Pedro. Estas últimas integram, além das marchas, as tradicionais Cavalhadas de São Pedro, que juntam num percurso figuras trajadas de cavaleiros, lanceiros, corneteiros e rei. O desfile das marchas tem lugar na terça, às 20h, na Ribeira Seca (também no dia 3, na Rua Direita). Já as Cavalhadas de São Pedro decorrem na quarta. No mesmo dia, às 18h, acontece a procissão de São Pedro, na Ribeira Seca, freguesia que celebra aquele santo com diversas iniciativas.

As festividades na Ribeira Grande. (Fotografia: Eduardo Costa/Açoriano Oriental)




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend