Programas na natureza para sair de casa em segurança

Ribeira da Póvoa. (Fotografia: Município de Amarante)
O desconfinamento chegou e com ele a oportunidade de explorar a pé, e em família, novos trilhos, rotas e baloiços.

O ano que passou foi fértil em novidades na natureza, com a inauguração de diversos baloiços, passadiços e trilhos, um pouco por todo o país, mas ainda há novidades a caminho, como a tão aguardada ponte suspensa de Arouca e o Parque Ecológico Urbano de Viana do Castelo, que ao fim de 13 anos vai finalmente abrir ao público. Reunimos oito sugestões, metade para explorar já, e a outra metade para conhecer em breve, que convidam à imersão na natureza, aos passeios sem pressa e à descoberta de novos lugares.

A EXPLORAR JÁ

Baloiço da Lagoa da Pateira do Carregal

(Fotografia: DR)

Ao contrário da maioria dos baloiços, este não está a centenas de metros de altura, e não tem, por isso, vistas imponentes sobre serras ou cidades. É, em vez disso, um romântico manto verde de nenúfares, que flutua nas águas da Pateira do Carregal, que forma a paisagem deste singular baloiço. A ideia partiu da Associação dos Amigos da Pateira do Carregal, que construíram a estrutura, numa tentativa de dinamizar o Parque Ribeirinho do Carregal, um dos seis que abraçam a lagoa de Fermentelos, a maior lagoa natural da Península Ibérica. O baloiço fica a cerca de 18 minutos do centro de Aveiro, e o carro pode ser deixado no estacionamento do parque, o qual está dotado de mesas de piquenique, circuito de manutenção e uma torre de observação de avifauna. Parque Ribeirinho do Carregal – Requeixo, Aveiro. Web: facebook.com/pateiradocarregal

Trilho da Ribeira da Póvoa

(Fotografia: Município de Amarante)

Com 3,5 quilómetros e um grau de dificuldade médio, este percurso na serra do Marão é uma boa escolha para quem quer estrear-se nos trilhos ou para quem pretender levar os miúdos. O percurso arranca no campo de futebol da Póvoa, e termina no pico do Marão, na fronteira com Baião, passando por moinhos, vidoeiros, amieiros, castanheiros centenários e pela Barragem da Póvoa. A fauna também abunda por ali. Com sorte, avistam-se espécies como o milhafre-preto, o bufo-real, o tritão marmorado, lontras ou corços. Ansiães, Amarante. Web: cm-amarante.pt

Baloiço da Aldeia Velha

Fotografia: DR

Encontra-se na Guarda, na serra do Homem de Pedra, no cabeço da Nossa Senhora dos Prazeres, a quase 900 metros de altitude, e oferece como vista um bonito quadro onde cabe a Aldeia Velha, as aldeias vizinhas, o vale que envolve a Guarda a as serras fronteiriças que se estendem da serra da Estrela até Espanha. Mas o Baloiço da Aldeia Velha tem uma outra particularidade – é uma réplica em tamanho real do forcão, um instrumento de madeira usado na Capeia Arraiana, uma manifestação tauromáquica típica da região. Para chegar a ele, basta introduzir as direções do baloiço no Google Maps, e deixar o carro no estacionamento do parque de merendas. Depois, é só subir cerca de 200 metros. Guarda. Web: facebook.com/CRCAldeiaVelhaSabugal

Grande Rota do Bussaco

(Fotografia: Maria João Gala/GI)

Este percurso linear compõe-se por três ramais distintos que têm como epicentro a Mata Nacional do Bussaco, com uma exuberante diversidade florística. Os ramais são constituídos pelos troços Mealhada – Bussaco, Mortágua – Bussaco e Penacova – Bussaco, resultando num total de 56 quilómetros, que ao serem percorridos permitem apreciar os vinhedos da Bairrada, a vila de Luso, aldeias que contam histórias da passagem das tropas napoleónicas pelo território, e, claro, a mata, guardiã de quatro unidades de paisagem – o Arboreto, Jardins e Vale dos Fetos, Pinhal do Marquês e Floresta Relíquia. Destaca-se ainda o Palace Hotel do Bussaco, um edifício do século XIX e a Via Sacra, à escala da de Jerusalém. O percurso apresenta-se com um grau de dificuldade médio, com um piso pouco acidentado mas com algum desnível. Mealhada, Penacova e Mortágua. Web: visitregiaodecoimbra.pt.

A EXPLORAR EM BREVE

Circuito da Contemplação, Valongo
Trinta quilómetros pelas serras de Santa Justa, Pias e Quintarei, pontuados por três baloiços e três tronos romanos, fazem parte do Circuito da Contemplação. Os pontos altos, a 350/400 metros, permitem ver Porto, Gaia, Maia, Matosinhos e até a serra do Marão.

Parque Urbano de São Paio, Vila Nova de Gaia
Estende-se por 3,6 hectares, entre a Reserva Natural do Estuário do Douro, à qual é complementar, e a antiga Seca do Bacalhau, proporcionando vistas desafogadas sobre o rio e o Porto. O projeto, do arquiteto Sidónio Pais, está previsto alargar-se até aos 10 hectares.

Parque Ecológico Urbano de Viana do Castelo
Após 13 anos de adiamentos, o Parque Ecológico Urbano vai abrir ao público a 5 de junho, no Dia Mundial do Ambiente. O espaço de 20 hectares situado junto ao Rio Lima vai acolher o Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental de Viana do Castelo.

Ponte 516 Arouca
Com 516 metros de comprimento, esta construção em ferro, inspirada nas pontes incas que atravessavam os vales das montanhas dos Andes, é a maior ponte suspensa do Mundo. Une a margem de Canelas à encosta de Alvarenga e, a 175 metros de altitude, vê-se o leito do rio Paiva.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend