Primeiro festival internacional de comida de rua de Lisboa junta mais de 50 chefs

O chef Rui Paula. (Fotografia: DR)
Rui Paula, Marlene Vieira e Henrique Sá Pessoa são alguns dos mais de 50 chefs que participam no Foodtopia, o primeiro festival internacional de comida de rua de Lisboa, que acontece a 2 e 3 de julho em Belém. O brasileiro Alex Atala é o embaixador.

Chama-se Foodtopia – A Feast Of Food and Stories, é o primeiro festival internacional de comida de rua de Lisboa e chega com a sua primeira edição este verão. Nos dias 2 e 3 de julho, a iniciativa assenta arraiais no Jardim Botânico Tropical, em Belém, onde se reúnem mais de 50 chefs nacionais e internacionais – nomes consagrados e ligados à alta cozinha -, que aqui vão dar palco à street food.

O chef brasileiro Alex Atala, responsável pelo restaurante paulista DOM, detentor de duas estrelas Michelin, é o embaixador deste novo festival, que contará com a presença de nomes como Henrique Sá Pessoa (do Alma, duas estrelas Michelin em Lisboa), Rui Paula (da Casa de Chá Boa Nova, duas estrelas Michelin em Leça da Palmeira), Marlene Vieira (do Marlene, e do Zunzum Gastrobar, ambos na capital), António Galapito (do Prado, em Lisboa) e Michele Marques (da Mercearia Gadanha, em Estremoz). No evento, vão partilhar não apenas as suas criações – desde pratos de carne e de peixe às vegetarianas e às sobremesas – mas também as histórias que estão por trás dos mesmos. No caso do embaixador, Alex Atala, o brasileiro traz a formiga amazónica, que marca a sua ligação à gastronomia do seu país e à cultura da Amazónia.

O chef brasileiro Alex Atala é o embaixador do festival. (Fotografias: DR)

Além destas presenças, o Foodtopia contará com a presença de três clássicos da gastronomia das respetivas cidades: os lisboetas Ramiro e Solar dos Presuntos, e o Musaga, morada obrigatória quando se fala em leitão da Bairrada, em Anadia. Confirmadas estão também a participação de chefs de algumas das comunidades ligadas à esfera da lusofonia, como é o caso de Moçambique, Angola, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Brasil, Guiné-Bissau, Timor-Leste, Goa e Macau. Inserido dentro da programação da Temporada Cruzada Portugal-França 2022, iniciativa de diplomacia bilateral que pretende aprofundar o relacionamento entre os dois países, o festival terá ainda a presença de chefs franceses, alguns a viver e trabalhar em Portugal, como é o caso de Vincent Farges, responsável pela cozinha do Epur, uma estrela Michelin em Lisboa.

O Foodtopia, criação da Amuse Bouche, com coorganização da Câmara Municipal de Lisboa e apoio do Turismo de Portugal, acontece entre as 12h e as 23h, sendo que no último dia, encerra meia hora mais cedo. Os bilhetes estão à venda em breve, mas já podem ser pré-reservados no site oficial do festival, com entradas no recinto a 10 euros (é gratuito para menores de 12 anos) e pratos com preço único de seis euros.

O Jardim Botânico Tropical, em Belém, acolhe o evento.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend