Dois natais depois de se mudar do espaço físico original para uma loja no bairro dos Anjos, com armazém e espaços de workshops, a Retrosaria Rosa Pomar – cujo negócio começou online, em 2009 – não se desvia nem um milímetro da missão de valorizar as lãs de ovelhas de raças autóctones portuguesas. Agora candidatas a presentes, assumem as mais variadas formas, como casacos (referidos como Casaco 01 e Casaco 02, ambos unisexo) e um colete, o Colete Pelica, “em ponto de jarreteira, que lhe dá textura e definição, com ourelas remalhadas para recriar o mesmo efeito da peça de tricot original, e com os mesmos quatro botões de latão”, descreve a retrosaria.
Trata-se de uma peça de tamanho único, “equivalente a um tamanho médio (tamanho 3 das instruções para tricot)”, desenhada “com comprimento curto, para vestir facilmente por cima de camisas e/ou por baixo de casacos”. Todos os coletes são produzidos em Portugal, com lã portuguesa, uma mistura de lã de ovelhas Merino e Campaniça. Estão disponíveis em quantidades muito limitadas.
Para o Natal, a Retrosaria Roma Pomar também sugere a estojos de feltro e bolsas de viagem feitos a partir de desperdícios da produção de fios. Também há kits de tricot e crochet para iniciantes (fazer um gorro Tweed é um primeiro passo), cogumelos de cerzir para remendar roupa e vales de compras que não deixam ninguém ficar mal, válidos na loja física e online.
Lembrando que a época acarreta “um período de compras e entregas mais intenso”, a loja recomenda que os clientes façam as suas compras o mais cedo possível, selecionando, no “check-out” da compra, as transportadoras CTT Expresso ou MRW para entregas na Península Ibérica; DPD para entregas no resto da UE; e FedEx para entregas fora da UE.
MAIS SUGESTÕES DE PRESENTES DE PEQUENOS PRODUTORES NACIONAIS
Um kit para juntar cacos
Sidra da Quinta da Moscadinha, Madeira
Um novo livro para celebrar os vinhos do Pico
Pina Wines: vinhos de terroir e de paixão
Longitude : -8.2245