Prémios: três espaços verdes do Porto entre os melhores do mundo

Prémios: três espaços verdes do Porto entre os melhores do mundo
Jardim Botânico, Parque da Cidade e Jardim do Passeio Alegre são os espaços verdes do Porto que acabam de ser distinguidos como três dos melhores do mundo, pelos prémios internacionais Green Flag Awards.

Três pulmões verdes da Invicta estão de parabéns. O Jardim Botânico do Porto, o Jardim do Passeio Alegre e o Parque da Cidade estreiam-se nos prémios Green Flag Award, sendo eleitos três dos melhores espaços verdes do mundo, nesta que é a primeira estreia portuguesa nos galardões anuais, e uma vitória portuense em dose tripla.

Estes prémios, criados há mais de 20 anos, são coordenados pela organização ambiental Keep Britain Tidy e destina-se a reconhecer o mérito dos parques e jardins, ao nível internacional, que se destaquem pelas boas práticas no que toca à gestão e ao acolhimento do público. A visita dos jurados do Green Flag Awards fez-se no início de julho e deu agora bons frutos. No total, esta distinção já premiou parques e jardins de 17 países diferentes espalhados pelo globo.

O Jardim Botânico do Porto, de resto, venceu ainda há duas semanas um International Architecture Award. Os cerca de quatro hectares desta mancha verde, que integra a estrutura do Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto, formam um «espaço muito especial, onde a originalidade e a diversidade se articulam com uma participação e gestão fora do comum. Baixos recursos sustentam-se com dedicação e empenho, paixão e poesia. É muito reconfortante o Jardim ser reconhecido pela sua especial condição que motiva a continuar o trabalho iniciado desde há muito», explica Paulo Farinha Marques, o diretor do Jardim Botânico do Porto.

Jardim Botânico do Porto. (Fotografia: Pedro Granadeiro/GI)

Jardim do Passeio Alegre. (Fotografia: Artur Machado/GI)

Parque da Cidade (Fotografia: Artur Machado/GI)

Os três parques da Invicta juntam-se agora a outros, localizados em territórios como a Austrália, Bélgica, México, Holanda, Irlanda do Norte, Suécia, Espanha, Emirados Árabes Unidos e Turquia, entre outros países.

Carl McClean, um dos responsáveis pelos Green Flag Awards, explica que «cada bandeira [ou seja, distinção] homenageia milhares de funcionários e voluntários, que trabalham arduamente para manter o elevado nível de manutenção exigido pelo programa Green Flag Awards».

 

Leia também:

Do Porto a Santiago: a segunda etapa, entre Barcelos e Ponte de Lima (33 kms)
7 jardins e parques para fazer um piquenique no Grande Porto
Já inaugurou o primeiro parque canino do Porto




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend