Praia da Falésia: a “melhor do mundo”, entre arribas e areal extenso

(Fotografia de Maria João Gala/GI)
Entre Olhos de Água e a Marina de Vilamoura, há seis quilómetros de costa, penhascos de cores quentes e mantos de pinheiros. A Praia da Falésia, eleita este ano a melhor do mundo, recebe o verão com novidades.

A extensão do seu areal – qualquer coisa como seis quilómetros de comprimento – é uma das suas mais-valias, permitindo maior alternativa na hora de estender a toalha, mas é o seu conjunto de arribas, as mesmas que a batizam, que a tornam num local de eleição sempre que chegam os meses quentes, ganhando tons amarelados, alaranjados e avermelhados, a contrastar com as manchas verdes de pinheiro-manso no topo.

Ocupando dois municípios algarvios, os de Albufeira e Loulé, a Praia da Falésia liga a faixa costeira entre Olhos de Água, na Oura, e a Marina de Vilamoura, incluíndo um conjunto de areais, a maioria acessíveis por escadaria em madeira – de oeste a leste, a Praia do Barranco das Belharucas, Açoteias, Alfamar, Baixinha-Poente, Rocha Baixinha e Baixinha Nascente – as três últimas com rampa de acesso.

Além da chancela Bandeira Azul 2024, este ano trouxe boas notícias para a Falésia, que foi eleita a melhor praia do mundo nos Traveller’s Choice Awards, o ranking anual criado a partir de milhões de avaliações feitas na plataforma Tripadvisor, e onde se elogiam as suas “falésias dramáticas, areais dourados e águas azuis cintilantes”. Já no ano passado, a Falésia tinha alcançado o sexto lugar nas melhores do mundo.

O areal estende-se ao longo de dois concelhos algarvios, Albufeira e Loulé. (Fotografias de Maria João Gala/GI)

De resto, a sua amplitude é uma janela aberta para que não faltem esplanadas junto ao areal. Uma das novidades frescas deste verão é a reabertura do Maré, bar e restaurante de praia do Pine Cliffs, com acesso pelo hotel ou pela entrada geral de Barranco das Belharudas, Olhos de Água, que ressurge renovado na carta e no visual, a começar com um novo deck com sofás para apreciar o areal e o mar.

À mesa, há sempre peixe e marisco do dia ao quilo, na grelha, além de ceviches de robalo e atum, amêijoas à Bulhão Pato, choco frito, saladas de quinoa e tofu, espetadas de frango em forno tandoori, batatas bravas, costelinhas de porco em modo barbecue ou guacamole. Por enquanto, aposta-se nos almoços e petiscos à tarde, mas a partir de agosto pode jantar-se também nesta esplanada de areal.

O novo restaurante do Pine Cliffs, na Praia da Falésia. (Fotografias: DR)

Petiscos e produtos do mar alimentam a carta ao almoço e durante a tarde.

Praia da Falésia
Acesso a deficientes – Sim (Baixinha-Poente, Rocha Baixinha e Baixinha Nascente)
Bandeira Azul – Sim
WC/Chuveiros – Sim
Estacionamento – Sim
Animais de estimação – Não

Partilhar
Mapa da ficha ténica
Morada
Praia da Falésia – Barranco das Belharucas, Albufeira
Telefone
289500100
Horário
Das 11h às 18h, todos os dias.
Custo
() Preço: petiscos desde seis euros; ceviches desde 23 euros; sopas e saladas desde 11 euros; hambúrgueres desde 19 euros.


GPS
Latitude : 39.3999
Longitude : -8.2245




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend