Porto: vem aí um festival de cinema infanto-juvenil

"Uma Colónia" é um dos filmes em exibição. Fotografia: Danny Taillon/DR
O IndieJúnior Allianz - Festival Internacional de Cinema Infantil e Juvenil do Porto regressa à cidade já na próxima terça-feira. Até ao dia 2 de fevereiro, há muito para ver (e fazer) em vários cenários: do Teatro Rivoli à Biblioteca Municipal de Almeida Garrett, passando pela Casa das Artes ou pelo Museu do Carro Elétrico.

“Viagem” é o tema desta quarta edição do festival, com sessões de cinema destinadas a adolescentes, crianças e bebés – para os menores de 3 anos foi pensado o “Cinema de Colo”. Ao longo de seis dias, serão exibidos mais de 50 filmes de todo o Mundo, entre animação, ficção e documentário, segmentados em programas para famílias, escolas e público em geral.

O programa deste ano põe em destaque o realizador canadiano Norman Mclaren, tido como um dos pioneiros do cinema de animação. Ficou célebre, em particular, pelas técnicas inovadoras que aplicou ao género, de que é exemplo o desenho direto na fita, e está no centro de uma retrospetiva.

Há ainda a assinalar o regresso da secção “O Meu Primeiro Filme”, que desafia figuras públicas a partilhar um filme marcante no seu processo de crescimento. Desta feita, as personalidades escolhidas foram a realizadora Regina Pessoa; Beatriz Gosta, v-logger e rapper; e António Preto, diretor da Casa do Cinema Manoel de Oliveira.

Paralelamente, decorrem outras atividades, como sessões especiais, oficinas, exposições ou debates. Os preços dos bilhetes começam em 1,50 euro. A programação integral pode ser consultada aqui.

 




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend