Porto: Uma rua para comer e descansar a caminho da Ribeira

A Rua Mouzinho da Silveira é a maior artéria de ligação da Baixa à zona ribeirinha, e esconde um rio subterrâneo em toda a sua extensão. À superfície também se enche de vida, com novos negócios a nascer em cada porta.

Foi rasgada no final do século XIX, entre a freguesia da Sé e a de São Nicolau, por onde passava na altura o rio da Vila. A construção da rua fez com que o curso de água fosse escondido por um grande aqueduto, que o leva desde então a desaguar no Douro.

À superfície, a rua Mouzinho da Silveira, nomeada em homenagem a José Xavier Mouzinho da Silveira, importante figura do Cerco do Porto e da revolução liberal, une a zona ribeirinha, com início no fresco jardim do Infante Dom Henrique, à Praça de Almeida Garret, e é ainda atravessada a meio da sua extensão pelo Largo de São Domingos.

A proximidade à estação de São Bento, deu-lhe desde sempre o estatuto de importante artéria comercial, ainda que o passar do tempo tenha deixado marcas. Com a reabilitação urbana dos últimos anos têm surgido novos negócios, a par do comércio tradicional, que são motivo de paragem para quem se passeia na longa rua.

Leia também:

Porto: luxo informal no coração da Baixa
Tomar um copo de vinho dentro de uma caixa-forte
Porto: um artesão da comida com casa nova




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend