Porto: Já reparou no foguetão colorido na Rua da Conceição?

Montra da loja Ovelha Negra, no Porto. Fotografia: Artur Machado / Global Imagens
A nova montra da loja de tricot Ovelha Negra demorou um dia a ganhar forma e é uma composição feliz de objetos do dia-a-dia.

Quem conhece a Ovelha Negra, uma loja na Rua da Conceição dedicada às artes do tricot, provavelmente já terá reparado nas suas montras distintas. Cor e criatividade são dois dos elementos que estão sempre presentes atrás da parede envidraçada deste pequeno lugar acolhedor, forrado a novelos, agulhas e acessórios para tricot, aberto há dez anos, por Joana Nossa.

Contudo, a autoria das obras em exposição na montra, desde a abertura da Ovelha Negra, é de Patrícia Costa – amiga de Joana -, que trabalha em cenografia, figurinos e adereços. E, há uns dias, Joana «lançou» um foguetão colorido e intricado com dois velhinhos a tricotar em cima dele.

Na montra está agora uma marioneta da Mandrágora com um foguetão de novelos.
Fotografia: Artur Machado / Global Imagens

A peça, que Joana construiu recorrendo a marionetas emprestadas do Teatro e Marionetas de Mandrágora, cestos, uma forma de pudim, uma gaveta, um abajur, bases de copos, peças do jogo Mikado e novelos demorou cerca de um dia a ganhar forma e os passantes ficam deliciados a ver todo o processo pelo vidro. Ao lado do foguetão, estão ainda em exposição duas camisolas da designer Ana Abrunhosa.

Obras em exposição na montra são da autoria de Patrícia Costa.
Fotografia: Artur Machado/Global Imagens

Contudo, Patrícia e Joana querem que as pessoas interpretam a peça como quiserem. «Há uma senhora que sempre que temos uma montra nova, fica olhar para ela durante muito tempo, a tentar perceber», conta Joana.

Pormenor da montra da Ovelha Negra.
Fotografia: Artur Machado/Global Imagens

Além de montras bonitas, a Ovelha Negra também recebe workshops ao fim de semana e aulas particulares de tricot para qualquer nível.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

Leia também:

A pequena rua do Porto onde cabe todo o comércio
Bollywood: Comer como nas ruas da Índia, no Porto
Porto: Rua escondida entre Cedofeita e Aliados tem nova vida




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend