Porto: esta marca faz da cortiça um estilo de vida

Na Rua do Almada, há um apartamento que serve de showroom à Sobri, uma marca de lifestyle que faz da sustentabilidade a sua bandeira. Ali, podem ver-se peças de mobiliário e têxteis, com aplicações de cortiça, de design intemporal, minimalista e unissexo.

Cristiana Rebelo e David Sobrinho são os cofundadores da Sobri, uma marca de lifestyle que aposta em produtos de design intemporal e unissexo, feitos com matérias-primas naturais e sustentáveis, com destaque para a cortiça, aplicada a mobiliário e têxteis.

Os primeiros artigos foram lançados em abril passado e, em outubro, o casal abriu a Sobri Cork House, na Rua do Almada, misto de showroom e alojamento local. Por marcação, os clientes interessados em conhecer a marca podem ir lá ver as peças.

Sobri Cork House, showroom e alojamento local na Rua do Almada.
Fotografia: DR

Num móvel de ferro e aglomerado de cortiça escura – diferente da imagem mais comum deste material versátil, que aqui se valoriza -, há várias peças expostas. Há uma carteira e um porta-cartões de cortiça preta, t-shirts de algodão orgânico com apontamentos de cortiça e um boné de algodão orgânico com cortiça preta na pala e no botão – que se confunde com pele e pode ser uma alternativa à mesma, diz Cristiana. É tudo da Sobri – diminutivo do apelido Sobrinho, que também remete para sobreiro.

A preocupação com a sustentabilidade da marca reflete-se na seleção das matérias-primas. E no facto de a produção ser feita em fábricas portuguesas de pequena dimensão e conhecidas da dupla, que já pensava neste negócio desde a faculdade – David estudou marketing e Cristiana psicologia.

Uma das t-shirts da Sobri, feita de algodão orgânico, com pormenores em cortiça preta.
Fotografia: DR

A ideia ganhou forma com um empurrão do StartUP Voucher, um programa de apoio ao empreendedorismo jovem, gerido pelo IAPMEI, que lhes garantiu apoio financeiro, por um lado, e mentoria da Amorim Cork Ventures, por outro.

Como complemento surgiu depois a Sobri Cork House, que tem móveis da Sobri, chão de cortiça e quadros com publicidade antiga da Junta Nacional da Cortiça, e pode acolher até quatro pessoas (a partir de 70 euros, o pequeno-almoço não está incluído).

Personalização

Peças como o boné e os móveis podem ser personalizados a pedido. O boné pode ter uma letra ou um número bordados e os móveis diferentes tamanhos e alturas.

Leia também:

Porto: abriu uma loja onde tudo se transforma
Porto: Abriu uma loja com marcas nórdicas em Cedofeita
Porto: 4 lojas e oficinas para descobrir nas Antas

 

 

 

 




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend