Porto: Electricista Picheleiro diz adeus com promoções e bolo

Paula e Helena são as amigas de infância por detrás desta loja de roupa e acessórios, no Carvalhido. Fotografia: Rui Oliveira/GI
A loja de vestuário e acessórios Electricista Picheleiro, no Carvalhido, encerra portas no próximo dia 29. Nesse sábado, os clientes vão ser mimados com bola de carne e bolo de cenoura e chocolate. Os artigos já têm todos desconto.

Paula Granja e Helena Sequeira costumavam brincar juntas na loja que os avós da primeira tinham no Carvalhido: Dulce das Dores vendia artigos de decoração, santos, espelhos e panelas, enquanto Manuel Fernandes Granja fazia reparações elétricas e trabalhos de pichelaria (canalizações). Corriam os anos 1950 e na fachada lia-se “Electricista Picheleiro”. Quando as duas amigas de infância decidiram reativar aquele espaço, virando-o para a moda, foi esse o nome escolhido.

Ambas têm outras atividades profissionais, que deixaram de conseguir compatibilizar com a loja, aberta apenas das 15h às 20h (ou das 15h01 às 20h01, como gostam de dizer). Contratar alguém para ficar a tempo inteiro atrás do balcão não era uma possibilidade, pelo que decidiram encerrar o negócio que muitas alegrias lhes deu. Fecham portas no dia 29, tal como as abriram: servindo aos clientes bolo de cenoura e chocolate e bola de carne, as especialidades das mães. Nesse sábado, a Electricista Picheleiro começa a funcionar às 10h30 e termina às 17h10 (a hora em que foi inaugurada).

Fotografia: Rui Oliveira/GI

Por estes dias já há artigos com descontos apetecíveis, alguns a metade do preço. Calçado, casacos, vestidos, écharpes, colares, anéis, brincos e artigos de cosmética e perfumaria são o que resta, nesta casa recheada de memórias. As peças, essencialmente femininas, estão expostas em móveis de família e grades das velhas montras, ou penduradas em charriots feitos com canos.

“Amamos isto. Nunca vimos este tempo como perdido. Divertimo-nos imenso, estamos muito gratas por estes quatro anos e pelo que vivemos aqui”, diz Paula, em jeito de balanço. A loja vai encerrar, mas na parede lateral há de continuar o mural de arte urbana pintado por um artista sueco, no âmbito do projeto Urban Art Porto, a lembrar quão marcantes e coloridas eram as suas propostas.

 

 

Fotografia: Rui Oliveira/GI

Fotografia: Rui Oliveira/GI

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend