Porto e Lisboa: Museu da Farmácia convida a viajar por 5000 anos de História

Museu da Farmácia é um dos palcos da visita que decorre no dia 26 de setembro. Fotografia: Orlando Almeida/Global Imagens
O Dia Nacional do Farmacêutico comemora-se neste sábado, 26 de setembro - pretexto ideal para uma visita ao Museu da Farmácia, no Porto e em Lisboa. Começa às 17h, nos dois locais, subordinada ao tema “5000 Anos de História da Saúde e da Farmácia". Há desde máscaras de curandeiros até um fato de médico da peste negra.

No percurso são abordadas questões como o combate à doença, a busca da cura e do alívio da dor em culturas e civilizações tão diferentes como a Mesopotâmia, o Egipto, a Grécia, Roma, os Incas, os Astecas, o Islão, a África, o Tibete, a China ou o Japão. Sem deixar de fora aspetos que marcam a atualidade ou apontam para o futuro – aqui entram as farmácias portáteis ou os estojos de primeiros socorros usados por astronautas da NASA.

Os bilhetes dão acesso a uma coleção de objetos com grande valor artístico, antropológico e científico. O Museu da Farmácia Lisboa guarda desde um sarcófago egípcio até um fato de médico da peste negra; e no Museu da Farmácia Porto há peças com aproximadamente 40 milhões de anos e objetos tão singulares como máscaras de curandeiros e feiticeiros de tribos africanas. Não esquecendo, por exemplo, a Farmácia Islâmica, que integrou um palácio de Damasco no século XIX.

O Museu da Farmácia Lisboa guarda uma valiosa coleção, assim como o seu congénere no Porto.
Fotografia: Orlando Almeida/Global Imagens

No Porto existe ainda um pequeno museu, de entrada gratuita, instalado no primeiro andar da segunda farmácia antiga da cidade.

Inscrições: [email protected]
Limite de participantes: 10
Duração: uma hora
Preços: bilhete normal, 6 euros; 4 euros para estudantes e seniores.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend