Porto: comer, beber e relaxar um bocadinho mais perto do céu

Fotografia: Pedro Granadeiro/Global Imagens
Lindas varandas com bordas de pedra em edifícios históricos ou “rooftops” minimalistas e modernos em hotéis urbanos. Ou ainda miradouros em prédios com vista para as buliçosas estações de comboio. Terraços para todos os gostos.

1. AURU ROOFTOP BAR
Vista e cocktails preciosos

Fotografia: Pedro Granadeiro/Global Imagens

No último piso do recém-inaugurado Pestana Porto – Goldsmith, encontra-se o Auru Rooftop Bar, onde os cocktails de autor têm nomes de pedras preciosas.

“Auru”, o nome de um dos mais recentes bares da cidade, resulta da junção dos símbolos químicos do ouro (Au) e do ruténio (Ru), isto porque segue o mesmo tema do hotel onde se encontra, o Pestana Porto Goldsmith, que é uma homenagem à filigrana. Este projeto é uma parceria com o grupo David Rosas, que ao longo de décadas foi construindo o seu nome na ourivesaria e relojoaria, e já vai na quinta geração.

O Auru ocupa o quinto piso do edifício e apresenta um terraço que serve de varanda com uma vista privilegiada para a Avenida dos Aliados, a Rua 31 de Janeiro e para todos aqueles que por ali passam, em lazer, em trabalho ou, simplesmente, sem destino. O burburinho ouve-se ao fundo e toda a agitação citadina está à vista. Está-se suficientemente perto e longe para não se ser perturbado pela agitação da cidade mas, ao mesmo tempo, para vivenciar ao longe o fluxo citadino.

É com este pano de fundo que os pequenos-almoços são servidos aos hóspedes e a todos aqueles que pretendam tomar ali a primeira refeição. Durante o resto do dia, e ainda à noite, o Auru pretende destacar-se como bar de cocktails – todos eles criados por Tiago Moreira, bartender do RIB Beef & Wine Porto, o restaurante do Pestana Vintage Porto, na Ribeira. Para os apresentar, optou-se, em vez de se ter uma simples carta, por criar um relógio – mais uma referência ao trabalho da família de joalheiros Rosas.

Em cada hora do relógio está «marcado» um cocktail que foi pensado especificamente para essa altura do dia, embora possa ser pedido, obviamente, quando o cliente bem o entender. Os cocktails de assinatura têm todos nomes de pedras preciosas, como o Safira, que junta Pisco, Bacardi, banana e coco, o Pedra do Sol, com Buffalo Trace, Aperol e alcachofra ou o Ruby, com Ocho, Vermute e beterraba.

Auru
Pestana Porto – Goldsmith
Rua do Almada, 14 (Baixa)
Tel.: 210417170
Web: pestana.com
Preço: cocktails a partir de 6 euros

 

2. ROOFTOP SANTA CATARINA
Sobre os telhados da Baixa

Fotografia: Pedro Granadeiro/Global Imagens

O Rooftop Sta. Catarina, que ocupa o último piso do centro comercial La Vie, e brinda quem o visita com uma paisagem memorável sobre o coração da cidade, de onde se distinguem os edifícios da Câmara Municipal do Porto e do “Jornal de Notícias”, reabre amanhã, sábado, e fica a funcionar até meados de setembro. Depois do sucesso que teve no ano passado, João Pedro Pinto e Stefane Ribeiro, fundadores da empresa de organização de eventos Terceiro Piso – que organiza, entre outros eventos, o Sunset nas Virtudes – voltam a dinamizar esta enorme e privilegiada varanda, que mantém o mesmo nome mas que se apresenta com uma nova decoração, com mais madeira, pufes e almofadas, e novos motivos para a visitar.

Ao sushi – que chega da Sushi Store, instalada no centro comercial -, tostas e saladas junta-se este ano uma oferta vegetariana e novos cocktails, para que, mais uma vez, a ideia seja petiscar desde o início da tarde ao final da noite, sem interrupção.

Para este ano, está prevista uma agenda cultural mais preenchida, com alguns eventos já definidos, como o Samba do Batalhador à segunda, o After Work às sextas e um momento de dj set ao sábado. Nos restantes dias, os visitantes podem esperar as melodias suaves da bossa nova, enquanto relaxam após mais um dia de trabalho, e atividades pontuais que serão sempre anunciadas com antecedência no Facebook. Agendado, já está o Arraial de São João, para a noite de 21 de junho, com entrada livre e tudo o que é esperado deste momento de festa – sardinhas, fêveras, decoração são-joanina e muita música portuguesa.

Rooftop Sta. Catarina
Centro Comercial La Vie. Rua Fernandes Tomás, 508 (Baixa)
Do início da tarde ao final da noite. Não encerra.
Tel.: 915452459
Web: facebook.com/rooftopsta.catarina

 

3. BAR FERRO
A ver passar os comboios

Fotografia: André Rolo/Global Imagens

A zona de São Bento ganhou um bar inspirado pela estação de comboios que está ali ao lado, com um terraço de onde se avista a chegada e a partida das carruagens, e uma carta de comidas e bebidas… ricas em ferro.

O terraço do bar Ferro, que abre as suas portas ao público amanhã, dia 15 de junho, está virado para a Estação de São Bento e foi exatamente a estação que inspirou o nome e alguns traços do conceito deste espaço. A ferrovia, os caminhos de ferro e o próprio elemento químico levaram Sérgio Ribeiro, mentor de projetos como o Armazém do Chá e um quiosque na Batalha, a criar um lugar onde o ferro surge no nome, na decoração e na carta, porque deste lugar faz também parte um restaurante e uma sala que acolherá concertos, exposições e o que mais fizer sentido ali, seja a exibição de filmes ou teatro.

A entrada para o bar faz-se, até às 20h00, pela loja Vicent, que ocupa o número 174 da Rua 31 de Janeiro ou, após essa hora, pela Rua da Madeira. Depois desce-se ou sobe-se as escadas, conforme a entrada escolhida e escolhe-se entre ficar no terraço, pedir um dos cocktails sazonais, selecionados de uma carta elaborada pela bartender Lia Igreja de Oliveira e ficar a ver quem chega e quem parte na na estação de comboios, ali ao lado. Ou opta-se por encontrar um lugar no interior, de ambiente industrial, em tons ferrosos, e seleciona-se um dos pratos elaborados pelo chef Bernardo Frazão. Até as referências da carta foram criadas à volta do nome do espaço, ou seja, os pratos são «fortes em ferro, com carnes vermelhas, feijão, espinafres», assinala Sérgio. Para acompanhar, além dos cocktails de autor e dos clássicos, há «uma boa seleção de cervejas e referências de vinhos para várias carteiras».

O terraço, que «apresenta uma nova perspetiva sobre sobre a Estação de São Bento», terá sempre música ambiente e vai receber uma programação regular ao final da tarde.

Bar Ferro
Rua 31 de Janeiro, 174; Rua da Madeira, 84 (Baixa)
Das 12h00 às 02h00. Não encerra.
Preço: cocktails a partir de 5 euros

 

4. ONTOP
Vista panorâmica sobre a foz do Douro

Fotografia: Pedro Granadeiro/Global Imagens

Um dos primeiros terraços rooftop do Porto apresenta este ano oito novos cocktails de autor para provar a partir das 20 horas , no último piso do HF Ipanema Park.

Do alto do 15.º andar do hotel HF Ipanema Park, o rooftop deste cinco estrelas na Boavista é um dos mais elevados da cidade e um dos mais antigos, aberto há quase dez anos (embora tenha tido outro nome até 2016).Este terraço só abre ao público a partir das 20 horas, encerrando à 1 hora, sem consumo obrigatório, e oferece uma vista singular sobre o rio, a foz do Douro e as milhares de luzes que salpicam a cidade à noite.

Enquanto se põe a conversa em dia nas mesas altas ou nas cadeiras baixas que rodeiam a piscina, envolvida pela música ambiente, pode-se pedir cocktails, clássicos e de autor, sendo que dos últimos, há oito novidades este ano, destacando-se o azulado Ontop, à base de rum, Malibu, blue curaçao e ananás, o Okinawa, mais esverdeado, com Midori, um licor japonês de melão, batida de coco, vodca, maracujá e sumo de maçã e o Parfait Café que junta Parfait amour, café, cointreau e vodca.

Apesar de não haver carta de comida no Ontop, é possível comer algo no bar Twin Trees, no rés do chão do hotel. Da carta consta uma seleção de petiscos, pizas, sanduíches – entre elas a Francesinha HF Ipanema Park e o prego com bife do lombo -, saladas, carpaccios e sobremesas.

HF Ipanema Park
Rua de Serralves, 124 (Boavista)
Tel.: 225322121
Web: hfhotels.com
Das 20h00 à 01h00. Não encerra.
Preço: cocktails a partir de 8 euros

 

5. GRAÇA ROOFTOP BAR
Churrasco, cinema e forró

Fotografia: Pedro Granadeiro/Global Imagens

O Graça chegou à cidade no verão passado, com um ambiente informal e uma programação com lugar para churrascos de domingo, cinema e noites de forró.

O Graça Rooftop Bar está a completar um ano de vida, confortavelmente instalado no 4º andar do Rivoli Cinema Hostel, elevado de entre a agitação que se faz sentir na Baixa portuense. Dali, a vista panorâmica alcança os principais monumentos do Centro Histórico, como a Torre dos Clérigos e a Sé Catedral. Cenário que se mostra ainda mais belo ao pôr do sol. Mas para lá chegar há alguns passos a seguir, já que depois de passar a pequena porta vermelha da Rua Dr. Magalhães Lemos – não há como errar – é necessário subir vários lanços de escadas para alcançar o topo do edifício.

Ali, Sebastião Healy, explorador e viajante – partilha um blog de viagens com a namorada Carlota Pérez, chamado Nós no Mundo – dá vida ao sonho de ter o seu próprio negócio. «Eu trabalhava no hostel e a certa altura fiz uma proposta aos meus ex-patrões, que agora são meus sócios, para aproveitar este espaço», conta.

Nasceu o Graça, um terraço com dois pisos, decorado com plantas que dão vida e frescura ao lugar, e ainda um recanto com almofadas e outro com sofás para apreciar confortavelmente a paisagem. O ambiente é informal e divertido, ainda mais na companhia de um copo de vinho ou cocktail. E a programação cultural oferece razões para visitar o Graça.Todos os domingos, os fins de tarde são passados com churrasco e música ao vivo. Nas noites de terça-feira há sessões de cinema ao ar livre – para não fugir ao tema do hostel – e as quartas-feiras estão reservadas para serões de forró, que prometem pôr toda a gente a dançar.

Graça Rooftop Bar
Rua Dr. Magalhães Lemos, 83 (Baixa)
Web: facebook.com/gracarooftopbar
Das 16h00 às 23h00. Encerra à segunda-feira.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend