Porto: centro histórico em festa com 53 atividades gratuitas

Centro histórico do Porto. Fotografia: Pedro Granadeiro/GI
No Porto, celebra-se o Dia Nacional dos Centros Históricos com visitas guiadas, oficinas, exposições, conferências, espetáculos de música, teatro e dança. Ao todo, são 53 iniciativas, todas de acesso livre, a decorrer já neste sábado.

O Dia Nacional dos Centros Históricos assinala-se nesta quinta-feira, dia 28, mas as celebrações no Centro Histórico do Porto – classificado como Património da Humanidade, pela UNESCO, em 1996 – têm lugar no sábado, dia 30, para que um público mais vasto possa desfrutar das propostas.

As atividades, pensadas para todas as faixas etárias, são gratuitas, mas algumas exigem inscrição prévia. O programa inclui desde concertos em locais históricos, como a Igreja São Bento da Vitória – que, além do espetáculo, às 13h00, recebe visitas guiadas às 10h30 e às 16h00; até um pedipaper da Cordoaria à Reboleira, com início às 10h00, no Jardim da Cordoaria, e fim no novo Museu do Vinho do Porto – onde estarão em exibição dois filmes sobre os barcos rabelo, continuamente, entre as 10h00 e as 17h00.

Outra maneira de explorar a cidade é participar na visita guiada em torno da Muralha Primitiva do Porto, que dura duas horas e parte do Terreiro da Sé em quatro horários: 9h30, 11h00, 14h30 e 16h00.

Oficinas ligadas ao teatro, ao azulejo e ao macramé são só algumas das propostas, numa programação pensada para gente de todas as idades, residente ou só de passagem.

 

Já os apaixonados pelas artes e pelos trabalhos manuais podem escolher entre várias oficinas – por exemplo, de pulseiras em macramé (11h00, no Palácio das Artes), de pintura de azulejo (às 14h00, na Praça da Ribeira) ou de teatro (às 16h00, também no Palácio das Artes).

E é com teatro, justamente, que terminam as comemorações: «O Baile dos Candeeiros», uma encenação inspirada em rituais e tradições de finais de 1960, criada pela Companhia Radar 360 e produzida pela empresa municipal PortoLazer, ilumina a noite, a partir das 21h30, no Campo dos Mártires da Pátria.

A festa, promovida pela Câmara Municipal, em colaboração com a Associação Nacional de Municípios com Centro Histórico, estende-se das 08h00 às 22h00 e envolve 36 entidades públicas e privadas.

Leia também:

Opinião de Dora Mota: uma redoma de paz na Baixa do Porto
O novo mexicano de fusão no Porto tem burrito de chocolate
10 bares no Porto perfeitos para descontrair depois do trabalho

 




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend