Porto: a livraria-bar Menina e Moça tem cocktails com desconto

Livros e cocktails coexistem na Menina e Moça. (Fotografia: Igor Martins/Global Imagens )
A livraria-bar Menina e Moça, junto ao Jardim da Cordoaria, no Porto, reabriu com os seus cerca de 4000 livros, petiscos e bebidas. Das 12h às 21h, há descontos numa seleção de cocktails cujos preços descem para 5 euros - é o "happy time", uma novidade do pós-confinamento.

A Menina e Moça do Porto tem como mentora e proprietária Cristina Ovídio, que fundou a casa-mãe em Lisboa, mas é gerida pelos irmãos tripeiros Pedro e João Costa. Das prateleiras espreitam perto de 4000 títulos, de autores clássicos e contemporâneos, distribuídos por secções que vão da literatura infanto-juvenil à lusofonia (incluindo obras de vultos como Fernando Pessoa de José Saramago, traduzidas para outras línguas), passando pela história e pela poesia.

A música de fundo é suave, compatível com a leitura, na esplanada ou no interior, com pequenas mesas coloridas, onde são servidos vinhos, cocktails e petiscos. “O cliente pode usufruir da livraria, desde que faça a higienização das mãos e trate bem os livros”, diz João costa, mais ligado à parte cultural. Isto porque também se pretende acolher atividades em diversas áreas artísticas, tertúlias e showcasespor alguma razão se encontra lá um piano, no qual alguns músicos chegaram a tocar.

Há cerca de 4000 títulos disponíveis.
(Fotografia: Igor Martins/GI)

A sala está decorada com ilustrações de Mariana Rio das paredes ao teto, e em alguns pontos há ainda fotografias de escritores. Mesmo as casas de banho estão cheias de pormenores e cor: na das mulheres, há dizeres do Norte, como “aloquete” (cadeado), “dar de frosques” (fugir), “chamar o Gregório” (vomitar) ou “andor bioleta” (põe-te a andar”). A Menina e Moça dá as boas-vindas a animais de companhia, e qualquer pessoa pode sair dali com uma lembrança. Basta pôr uma moeda na máquina que solta uma bola com um poema dentro, a troco de 50 cêntimos.

Aos livros juntam-se bebidas e petiscos.
(Fotografia: Igor Martins/GI)

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend