Poiares, em Coimbra, lança o desafio de ser pastor por um dia

(Maria João Gala/Global Imagens)
Em São Miguel de Poiares, freguesia pertencente ao município de Vila Nova de Poiares, em Coimbra, há uma iniciativa que permite que qualquer um viva a experiência de estar em contacto direto com um rebanho no meio da natureza.

Inserida no projeto do Capril, na Serra do Bidoeiro, em São Miguel de Poiares, a iniciativa “Ser pastor por um dia” permite que qualquer pessoa, seja em grupo ou individualmente, possa acompanhar e manusear um rebanho de cabras em pastoreio, no seu habitat natural, como se fosse um verdadeiro pastor.

O objetivo é divulgar e dar a conhecer o projeto do Capril da Serra, salientado a importância destes animais em matéria de defesa e proteção ambiental, como a limpeza das matas e florestas.

Esta experiência de ser pastor por um dia inicia-se com o acolhimento no Capril da Serra, onde são dadas a conhecer as instalações e os animais que ali residem. Depois de feita uma contextualização, é hora de ir para o terreno e acompanhar o rebanho nas ações de pastoreio, pelos trilhos existentes na serra.

A atividade é fruto de uma parceria entre a Junta de Freguesia de São Miguel de Poiares e o Município, e pode ser realizada todos os dias, desde que as condições meteorológicas assim o permitam. É necessária marcação e inscrição prévia, através do telefone (239421513) ou por e-mail ([email protected]).




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend