Perdiganito: nesta nova reserva em Évora há trilhos e atividades para toda a família

A Reserva Perdiganito estende-se por cinco hectares de natureza alentejana. (Fotografia: DR)
Outrora integrada numa das maiores herdades alentejanas do início do século XX, a Herdade do Perdiganito é atualmente a morada do hotel Octant Évora. Este verão, inaugurou a Reserva, um espaço para miúdos e graúdos passarem os tempos livres em comunhão com a natureza.

Semelhante às pontes de corda atravessadas por Indiana Jones em cenas de perigo iminente, mas sem o abismo debaixo dos pés, a ponte suspensa de 15 metros da Terra dos Exploradores oferece diversão e segurança às crianças que procuram este espaço dedicado aos mais novos. Na verdade, este é apenas um dos pontos de interesse a visitar nos cinco hectares da Reserva Perdiganito, inserida dentro de uma herdade com 22, onde se encontra o hotel Octant Évora.

“Projetada para preservar a autenticidade da reserva natural” e fomentar experiências próximas da natureza, a dois ou em família, “mas principalmente para crianças e adolescentes”, explica o hotel, a reserva está ramificada em vários trilhos, que podem ser explorados a pé e de bicicleta. No total, são dois quilómetros de caminhos rodeados de azinheiras e oliveiras, e refrescados pelo espelho de água da barragem de Monte Novo, observável de uma torre com cinco metros.

(Fotografia: DR)

O projeto, assinado pela arquiteta paisagista Teresa Barão, do estúdio Topiaris, teve o cuidado de assentar as estruturas no solo, ao invés de as construir. Enquanto as crianças brincam – na companhia dos pais ou com a supervisão de um dos monitores do hotel -, os adultos têm à sua disposição cinco áreas distintas, mais próximas da barragem e com diferentes usufrutos, como um deck capaz de receber aulas matinais de ioga, provas de vinho ou até eventos e reuniões.

O acesso à Reserva Perdiganito – cujo nome remete para um pequeno faisão – faz-se por uma única entrada, tratando-se de um percurso circular, e está reservado aos hóspedes do Octant Évora, pelo menos para já. A unidade dispõe de 56 quartos e 16 villas V2 e V3, três piscinas de contemplação da paisagem só para adultos e uma piscina principal, spa totalmente equipado, bar e restaurante, e ginásio aberto 24h. Os hóspedes podem reservar atividades no Alentejo.

 


O que fazer


Terra dos Exploradores
Esta área infantil, desenhada para crianças até aos 12 anos, pode ser frequentada na presença de um monitor do hotel, durante as visitas ao cercado e à quinta dos animais, gratuitamente, às 09h30. Fora desse âmbito, os pais devem sempre olhar pelas crianças enquanto elas exploram os obstáculos em madeira e o jogo do galo com troncos. Também há cabanas com brinquedos e uma cozinha, baloiço, camas de rede e um anfiteatro em madeira para ouvir contar histórias.

(Fotografia: DR)


Decks de contemplação
No Deck Ocidente, os grandes sofás almofadados, protegidos pela sombra de uma tela, são o convite a descontrair e a apurar os sentidos. Enquanto a brisa acaricia a pele e as garças e as cegonhas sobrevoam a barragem, pode-se ficar ali a contemplar a natureza, a ler um livro e até a lanchar um piquenique. O hotel tem um número de Whatsapp aberto a pedidos, mas também disponibiliza aos hóspedes, mediante reserva prévia, lancheiras térmicas com comida e bebida.

(Fotografia: DR)


Quinta dos animais
Cabras-anãs empoleiradas nos troncos das oliveiras, porquinhos-da-Índia, bodes, ovelhas e um pónei fazem as delícias dos pequenos hóspedes do Octant Évora no cercado e na quinta. Logo ali ao lado encontram-se a horta biológica, os canteiros de ervas aromáticas e o pomar de citrinos que abastecem a cozinha do restaurante À Terra.

(Fotografia de Leonardo Negrão)




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend