Publicidade Continue a leitura a seguir

Percurso com moinhos inaugurado em Gondomar

(Fotografia: Pedro Granadeiro/Gl)

Publicidade Continue a leitura a seguir

São 5,4 quilómetros, com um cenário que inclui campos de cultivo, serras, linhas de água, represas e moinhos, de caminhada fácil, para percorrer a partir do dia 1 de maio, em Gondomar, mais precisamente na União de Freguesias de Foz do Sousa e Covelo. A Pequena Rota “PR1 GDM – Linha de Midões e Moinhos de Jancido” é inaugurada amanhã, após ter sido homologada pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal (FCMP).

Esta Pequena Rota linear, de tipologia natural, rural e histórica, calcorreia-se em cerca de 4 horas (duas para cada lado), e pode ser iniciada a partir do estacionamento em frente ao Centro de Saúde da Foz do Sousa (41.094436°N -8.500906°W) ou no Parque de Merendas de Covelo (41.105489°N -8.471439°W). “O percurso corresponde à antiga linha de caminho de ferro por onde circulavam os vagões que transportavam carvão desde a mina de Midões até à foz do rio Sousa, onde era carregado em barcos para depois seguir via fluvial para a cidade do Porto”, refere o comunicado.

 


Em Jancido há um pequeno paraíso com moinhos por descobrir


 

Uma das atrações desta PR é o conjunto molinológico, constituído por moinhos com mais de 200 anos, recuperados por um grupo de voluntários locais “apaixonados pela sua terra e pela natureza envolvente”. Os “Amigos de Jancido” puseram mãos à obra em 2017, quando os descobriram cobertos de mato. Os oito exemplares “tinham como única função a transformação do milho e outros cereais em farinha, utilizada sobretudo para fabrico de pão”, mas durante a década de 70 foram deixando de laborar, consequência do aparecimento de sistemas elétricos de moagem.

De proprietários distintos, as estruturas acabaram por herdar os nomes das suas famílias – Moinho do Quintas, Moinho do Oliveira, Moinho do Capela, Moinho do Alves, Moinho do Caralhitos, Moinho do Almeida, Moinho do Crestina e Moinho do Garrido na ordem de nascente para a foz.