Chama-se Peggada e é a nova plataforma online que pretende contribuir para uma comunidade mais sustentável e ecológica, reunindo sugestões de restaurantes que evitam o desperdício e praticam uma cozinha sazonal e local, lojas de venda a granel, lojas de roupa em segunda mão, hotéis com selo We Care e We Share, com preocupações e políticas sustentáveis, para além de reportagens, dicas úteis sobre esta temática para o dia-a-dia e uma agenda de eventos online, desde oficinas a masterclasses e conversas.
O projeto fundado por Marta Cerqueira, jornalista e ativista ambiental, à qual se juntaram Lígia Gomes e Hugo Nogueira na equipa, foca-se nesta primeira fase em sugestões com moradas em Lisboa, mas a ideia é alargar no futuro o seu diretório ao restante território nacional.
O Peggada é direcionado não só para os que já praticam um estilo de vida amigo do ambiente, mas também para os que queiram dar os primeiros passos numa pegada mais verde. A plataforma online, que pode ser visitada aqui, foi uma das finalistas do Women4Climate, o programa da Startup Lisboa e da Câmara Municipal de Lisboa que juntou projetos de mulheres empreendedoras na área da sustentabilidade.

O Prado, de António Galapito, está entre as sugestões dos restaurantes sustentáveis. (Foto: Leonardo Negrão/GI)