Pastelaria, animação e arquitetura: o que vai dar esta semana na televisão

"Pastelaria para Todos" passa no Casa e Cozinha em vários horários. (Fotografia: DR)
Conheça os destaques da Evasões sobre alguns dos programas que vão passar esta semana na televisão. Há propostas de animação infantil, mas também outras para adultos.

Massa Fresca
Dia 12/04 | BIGGS | às 18h00

Maria Miguel (Mafalda Marafusta) é uma jovem de 21 anos que perdeu a mãe, vítima de cancro, e nunca conheceu o pai, razão pela qual se vê obrigada a batalhar diariamente pelo seu sustento. Antes de ficar órfã, preparava-se para terminar o 12.º e ir estudar canto para Londres, mas o dinheiro que juntou acabou por ser usado nos tratamentos da mãe, acumulando ainda uma avultada dívida. A sua vida muda drasticamente quando tenta evitar um acidente que lhe deixa algumas mazelas. Recorde esta série de segunda a sexta-feira, às 15h00 e às 18h00, em maratonas de três episódios aos sábados, às 15h00, e de dois aos domingos, às 16h00.


Topo Giggio
A partir do Dia 12/04, PANDA, às 18h45

O clássico italiano em torno do famoso rato nascido nos anos 1960 e que, em Portugal da década de 1980, mandava os mais novos para a cama, está de regresso numa versão moderna. O rato de esponja com grandes orelhas e traços de timidez dengosa, que contracenou com Frank Sinatra, Michael Jackson, John Wayne ou Hugo Pratt, é o grande protagonista de uma série de animação que o Panda exibe de segunda a sexta-feira, às 07h30, 14h30 e 18h45, e aos sábados e domingos, às 10h00 e 19h00.

(Fotografia: DR)


A Derrota dos Nazis
Dia 12/04 | CANAL HISTÓRIA | ÀS 22h15

Como cometeram os Nazis, a mais temível máquina militar dos anos 1930, tantos erros, acabando por perder a guerra na década de 40? Este documentário analisa, à lupa, a presunção, a mesquinhez, a má gestão e a hipocrisia do III Reich de Hitler. Mal preparados para liderar um partido, quanto mais um país em guerra, os Nazis foram incentivados pelos seus primeiros êxitos, começando a acreditar nas suas próprias manchetes, chefiados pelo seu Führer narcisista e viciado em drogas. A série deita por terra dos mitos da Extrema Direita nazi e revela que os responsáveis pelo maior crime do século XX pouco passavam de bajuladores atrás dos seus próprios interesses. Sob a pressão da guerra, falharam redondamente.


Salvar Veneza
Dia 12/04 | NATIONAL GEOGRAPHIC | ÀS 23h00

Veneza, em Itália, uma das cidades mais icónicas do mundo e composta por mais de 118 pequenas ilhas, parece estar no meio da sua lagoa, adormecida numa eternidade serena e magnífica. Porém, esta serenidade é por vezes perturbada pelas incursões do mar. Incursões estas que estão a ser cada vez mais frequentes e violentas devido ao aquecimento global e às mudanças climáticas. Serão estes os primeiros sinais de uma crise ambiental que irá afetar todo o planeta? Um documentário que mostra Veneza, hoje, como sendo um laboratório ao ar livre, onde os maiores peritos e as tecnologias mais avançadas tentam perceber que erros cometemos e o que é que ainda podemos fazer para salvar esta cidade.


Pastelaria para Todos
Dia 13/04 | casa e cozinha | às 09h00, 15h00, 20h00 e 23h00

Em “Pastelaria para todos”, aprende-se a realizar uma multiplicidade de sobremesas elaboradas por Carlos Fernandes. Desde os petiscos mais doces e tradicionais, como o pão de ló ou as bolas de Berlim recheadas com creme, até às tartes mais incríveis, como as de café, avelã e toffee, ou a tarte de pêra, amêndoa e especiarias. O jovem pasteleiro ensina a dominar técnicas para que todos possam desfrutar dessas iguarias em casa.

(Fotografia: DR)


Notre Dame: Os Segredos dos Construtores
Dia 15/04 | ODISSEIA | ÀS 18H30

A 15 de abril de 2019, o mundo susteve a respiração enquanto a catedral de Notre Dame ardia quase até aos alicerces, e com ela esfumavam-se quase 800 anos de História. A longa saga dos operários iria ter de continuar, em pleno século XXI, e a obra de restauro levar-nos-á a novas descobertas Que princípios se deveria seguir e que marca devemos deixar da nossa época? Entre a colocação da primeira pedra e o incêndio decorreram oito séculos de paixão, talento, sangue, destruição e renascimento, durante os quais a catedral foi testemunha da História de França, tanto nos seus momentos de glória como nos seus períodos mais negros. Através de imagens em 3D e entrevistas a historiadores, cientistas, arquitetos e engenheiros, este documentário revive o contexto histórico e as técnicas de construção que foram utilizadas pelos homens e mulheres que, impulsionados pela fé, pela ambição e o engenho, primeiro edificaram, depois embeleceram e, finalmente, salvaram a catedral de Notre Dame de Paris.

(Fotografia: DR)




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend