Passeios e tratamentos pela Rota Termal e da Água

Termas de Chaves. (Fotografia: Fábio Poço/Global Imagens)
Uma rota que liga três estâncias termais e de águas de nascente entre o Norte de Portugal e a Galiza pode ser pretexto para um roteiro de provas, spa e património.

A Rota Termal e da Água que liga Vidago, Chaves e Verín (Espanha) é muito mais que um passeio. É a oportunidade de conciliar banhos e tratamentos termais com atividades de saúde, beleza e bem-estar, conhecer património histórico, cultural e natural, e apreciar a boa gastronomia. E tudo isto no espaço de pouco mais de 45 quilómetros pelo vale do Alto Tâmega, abrangendo o Norte de Portugal e sudeste da Galiza. As três localidades representam a Eurorregião Galiza-Norte de Portugal, que é a zona da Península Ibérica com a maior quantidade de nascentes termais. A quantidade e a qualidade das fontes e das águas minerais fazem dela uma referência no termalismo do sul de Europa. Esta abundância deve-se à existência de uma falha tectónica, a fratura de Corga, que atravessa o território transfronteiriço e dá lugar a uma elevada densidade de águas minerais no Vale de Monterrei e no Alto Tâmega, com características físico-químicas semelhantes, distinguindo-se principalmente pelas suas temperaturas.

Tornar-se embaixador das águas
Basta adquirir o kit de termalista em qualquer Posto de Turismo da Eurocidade. Inclui o indispensável para realizar a rota, como um passaporte no qual são colocados os carimbos que validam a passagem pelas seis fontes da rota, um lápis para os gravar, o copo oficial, o guia e uma bolsa oficial. O Diploma de Embaixador das Águas de Vidago, Chaves e Verín é atribuído depois de ter os seis carimbos. Registando os dados pessoais participa num sorteio anual e pode habilitar-se a ganhar um prémio.

O que fazer em redor das termas

1. PERCORRER A ECOPISTA
Mesmo que o corredor da antiga linha de comboio do Corgo, que ligava Peso da Régua a Chaves, ainda não esteja totalmente recuperado, os amantes do BTT, das corridas e das caminhadas podem fazer a ecopista confortavelmente pelo antigo traçado ferroviário entre Vila Real e Verín.

2. COMER EM CHAVES E VIDAGO
O famoso presunto de Chaves, o pastel de Chaves feito de massa folhada recheada com refogado de carne de vitela, folar e milhos acompanhados de enchidos da região.

3. EM VERÍN
Destaque para a zamburiñas (uma espécie de vieira pequena) na grelha ou para as vieiras no forno, polvo à feira, pescada à galega, lacão com grelos e chouriço, e as típicas filloas (crepes).

VIDAGO

A água mineral natural é principalmente indicada no tratamento de patologias do sistema nervoso, aparelho circulatório, aparelho respiratório, aparelho digestivo, pele, doenças reumáticas e músculo-esqueléticas. Também dispõem das águas minerais engarrafadas bicarbonatadas Vidago.

Hotel Vidago Palace.
(Fotografia: Artur Machado/Global Imagens)

Balneário Termal
Balneário Pedagógico e de Investigação das Práticas Termais de Vidago, projetado pelo arquiteto João Paulo Loureiro, com provas na fonte nº 1.

Vidago Palace
Zona envolvente e o emblemático Vidago Palace Hotel onde poderá beber água termal com propriedades únicas.

Casa-Museu João Vieira
Na antiga casa de Bonifácio Alves Teixeira. Alberga uma exposição dedicada à vida
e obra de João Vieira, artista plástico e escritor português, nascido em Vidago no ano 1934, um dos maiores artistas portugueses do século XX. O curador da exposição é o filho Manuel João Vieira (Fundador da banda Ena Pá 2000, músico e pintor).

CHAVES

Águas indicadas para tratamento das seguintes patologias: músculo-esqueléticas (degenerativa, inflamatória e recuperação pós-traumática), do aparelho digestivo e das vias respiratórias. Também dispõem das águas minerais engarrafadas bicarbonatadas Campilho.

Chaves. (Fotografia: Artur Machado/Global Imagens)

Complexo das Termas de Chaves
Com instalações modernas e reconhecida qualidade terapêutica das suas águas, com destaque para o SPA do Imperador.

Centro histórico
Visitar o Centro Histórico é obrigatório. Sobressai a Ponte Romana de Trajano, a Torre de Menagem do Castelo Medieval e a muralha, os fortes de São Francisco e São Neutel, as igrejas Matriz e da Misericórdia, as varandas típicas na Rua Direita e o Paço dos Duques
de Bragança.Pode ainda dar-se um passeio pelas margens do rio Tâmega.

Museu de Arte Contemporânea Nadir Afonso
Inaugurado em 2016, no edifício projetado pelo arquiteto Siza Vieira.

VERÍN

Sem balneários termais em atividade para banhos, a cidade espanhola destaca-se pelas águas minerais para beber, casos da Cabreiroá, Fontenova e Sousas.

Plaza Garcia Barbon. (Fotografia: DR)

FONTES TERMAIS
Há várias fontes naturais de água termal. As de Caldeliñas, Sousa, Fontenova e Cabreiroá.

CENTRO HISTÓRICO
A passagem pela zona histórica permite admirar a Casa do Escudo, a Capela de San Lázaro, a Igreja Paroquial de Santa Maria a Maior, a Casa dos Acevedo e a Igreja e o Convento de Mercé.

Itinerário Principal: Vidago-Chaves-Verín
Extensão total: 46,4 km
Tempo estimado de carro: 46 minutos

COORDENADAS
VIDAGO: 41°37’58.8”N 7°34’30.9”W
CHAVES: 41°44’23.8”N 7°28’17.6”W
VERÍN: 41°56’18.3”N 7°26’14.9”W




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend