Passear em Ribeira de Pena a pretexto da Feira das Sopas

A V Feira das Sopas de Cerva arranca hoje, às 18h. (Fotografia: DR)
Hoje há o caldo de pedra e de cebola, a sopa rota e a duquesa. A intenção da Feira das Sopas é preservar e dar a conhecer a cultura gastronómica de Cerva.

Diz o ditado que “a cada boca uma sopa”, mas quem este sábado, a partir das 18 horas, for à Feira das Sopas no Mercado de Cerva, em Ribeira de Pena, pode degustar mais que uma. As associações e grupos locais vão esmerar-se para surpreender os visitantes, neste festival onde as malgas reinam, organizado pela Casa do Povo de Cerva, com o apoio do Município de Ribeira de Pena e da Junta de Freguesia de Cerva e Limões.

Esta feira tem como missão preservar e projetar a herança cultural gastronómica cervense, bem como mostrar o poder do associativismo. Daí que, pelo quinto ano consecutivo, a degustação das sopas seja, de acordo com Pedro Gonçalves, da organização, um pretexto para “promover o convívio e a união das pessoas”.

Para além dos tradicionais caldos verde e de cebola, haverá outras sopas mais originais como a “duquesa”, a “queima gorduras”, a “rota” ou a de “pedra”. Especialidades que integram cogumelos silvestres, enchidos e outras iguarias. O certame também terá outros produtos regionais para apreciar e animação musical para acompanhar

A entrada na Feira das Sopas de Cerva custa cinco euros. Inclui a oferta de uma malga e de uma caneca para o vinho (ambas de barro) e dá a possibilidade de as provar todas.

Participam associações e grupos locais, como a Rota do Póio TT, os Bombeiros Voluntários, o Centro Social e Paroquial de Limões, a Loja Solidária “Serva House”, a Adripòio, a Associação Cultural e Desportiva de Agunchos, a Cooperativa de Artesãos Cervenses, o Agrupamento de Escuteiros 540, os Amigos de Cerva, a Santa Casa da Misericórdia e o Grupo Desportivo.

V Feira das Sopas de Cerva
Mercado de Cerva, Ribeira de Pena
Abre às 18h. Entrada: 5 euros (inclui oferta de malga e caneca de barro)

 

O que visitar para além da feira:

1 | Casa do Mineiro-Museu do Volfrâmio

Funciona no antigo edifício da Casa do Povo de Cerva. É um polo de interpretação da história associada à época áurea do volfrâmio naquela zona. Reúne uma coleção de património que permite perceber a evolução da terra e a relação do homem com os minerais. O foco está no volfrâmio na compreensão das mudanças que trouxe para as populações das áreas onde foi extraído. O museu convida também a conhecer a história e as memórias que lhe estão associadas, estabelecendo-se como ponto de ligação ao Couto Mineiro de Adoria.

Praça José Albertino Cardoso nº 16
Tel: 259479065
Terça a sábado, das 9h30 ás 13h e das 14h30 às 18h.
Entrada gratuita

 

2 | Casa da Cultura-Museu da Escola

Instalada numa antiga escola Adães Bermudes, edifício centenário situado no centro da vila de Ribeira de Pena, a Casa da Cultura-Museu da Escola mostra a riqueza do património escolar do concelho e da memória de gerações de ribeirapenenses, ao mesmo tempo que permite compreender a evolução do ensino primário em Portugal. A exposição estática é complementada com meios multimédia interativos. Neste museu funciona a casa do professor, um centro de aprendizagem, um centro de recursos e um espaço multicultural, para além da exposição “A Escola Tradicional”.

Rua Manuel José de Carvalho, nº 14
Tel:259490507
Terça a sábado, das 9h30 às 13h e das 14h30 às 18h.
Entrada gratuita

 

3 | Parque Ambiental de Ribeira de Pena

Localizado no lugar do Bucheiro, à entrada da vila, visa a preservação, promoção e divulgação dos recursos naturais e ambientais do concelho. Nos 18 hectares do parque encontram-se várias espécies de fauna (corço, javali, veado, cavalo, espécies aquáticas e aves diversas) e flora (pinheiro bravo, carvalho, vidoeiro, choupo, freixo, castanheiro, entre outras), dois centros de interpretação e uma oficina ambiental. Este parque, único no distrito de Vila Real, põe ainda à disposição do visitante uma área com plantas aromáticas e medicinais de várias espécies.

Lugar do Bucheiro
Tel: 259498128
Todos os dias, das 10 às 18 horas




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend